Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vinícius Cornelli propõe Orçamento Participativo para o desenvolvimento rural de Cachoeira

Como forma de democratizar a aplicação dos recursos de Cachoeira do Sul e aprofundar o diálogo com as comunidades, o vereador Vinícius Cornelli (PT) apresentou, nesta semana, uma indicação ao Executivo para o município adote o Orçamento Participativo com o objetivo de promover o seu desenvolvimento rural.

Nesta quinta-feira (11), o parlamentar reuniu-se com o secretário Municipal de Agricultura e Interior, Jânio Macedo, para discutir a proposta. Macedo mostrou-se favorável ao projeto e informou que fará um estudo na secretaria para analisar o melhor método para implementar a proposição do vereador, articulando com o Plano de Desenvolvimento Rural.

Cornelli sugere que o Orçamento Participativo seja realizado a partir das diretrizes do Plano de Desenvolvimento, que serão formuladas através das reuniões com associações do interior, nas quais serão coletadas as principais demandas dessa comunidade. "As diretrizes vão apontar para a construção do Orçamento. Assim, os cidadãos vão poder escolher àquilo que mais querem e precisam para sua localidade", explica Cornelli.

Para o secretário de Agricultura e Interior, a proposta reforça o diálogo que o governo vem buscando com a população. "A comunidade vai participar diretamente do desenvolvimento do nosso município, pois é ela quem vai definir as linhas que precisam ser investidas pelo Poder Executivo. E é assim que buscamos governar, contemplando a participação de todos", disse Macedo.

Plano de Desenvolvimento Rural

O Plano de Desenvolvimento Rural de Cachoeira do Sul será construído pelo Executivo em parceria com entidades rurais, órgãos públicos e universidades, buscando contemplar as necessidades da população rural. A prefeitura está elaborando um convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para que seja realizado um trabalho conjunto com essas instituições.

Nesta sexta-feira (12), o vereador Vinícius Cornelli irá avaliar com o Coordenador do Centro de Ciências Rurais da UFSM e coordenador da Pós-Graduação em Extensão Rural do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, professor Paulo Silveira, os próximos passos para que seja efetivado o convênio o mais rapidamente possível. "O Plano de Desenvolvimento Rural será um marco para a nossa cidade. Por isso, estamos providenciando todas as medidas possíveis que possam nos ajudar a construí-lo e para, a partir daí, podermos realizar as ações as comunidades rurais tanto precisam", defendeu o parlamentar.