Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Paixão sugere uso de tecnologia para promover turismo em Cachoeira

Paixão sugere uso de tecnologia para promover turismo em Cachoeira

O vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (22), uma indicação ao Executivo sugerindo a criação do sistema QR Code de Informações Turísticas, Culturais e Ambientais em Cachoeira do Sul. "Os códigos serão afixados em locais com visibilidade e de fácil acesso e irão conter os dados sobre o referido espaço, sua história e importância", explicou o parlamentar.

Os QR Codes (ou códigos de resposta rápida) podem ser lidos por meio de telefones celulares ou computadores, que, após o reconhecimento da imagem, fornecem informações sobre o ponto turístico. O recurso já é usado com sucesso em diversos países e cidades brasileiras como o Rio de Janeiro. "Com um custo muito baixo, pois a tecnologia é gratuita, poderíamos ter grande avanço na divulgação de nossa cidade, que é uma das mais antigas e históricas do nosso Estado", disse Paixão.

O que é QR CODE

QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

É possível criar Qr Codes para codificar fotos, vídeos, textos ou músicas. Há diversos sites que criam os códigos de forma gratuita.