...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / AFAD defende na Tribuna Popular inclusão e acessibilidade das pessoas com Síndrome de Down

AFAD defende na Tribuna Popular inclusão e acessibilidade das pessoas com Síndrome de Down

 

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (25), a Tribuna Popular foi ocupada pela Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD), através de sua presidente Michele dos Santos, que lembrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, e apresentou ações da entidade. Mãe de um menino com Down, Michele agradeceu ao espaço oportunizado pelo Legislativo. "Não conseguimos e não conquistamos nada sozinhos", disse. A presidente ressaltou, também, o fato de que a síndrome não impede ao portador conquistar os seus espaços "seja dentro da sociedade trabalhando, tendo autonomia, tendo uma vida como qualquer outra pessoa dita normal".  

A presidente da AFAD destacou, ainda, o trabalho realizado pela entidade para eliminar as barreiras ocasionadas pela deficiência. "Junto com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público buscamos concretizar as políticas públicas que já existem para que possamos promover a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, na sociedade, nas famílias em todo o contexto social. É esse o nosso propósito, é essa a nossa causa e é essa a nossa luta", finalizou.

A AFAD

A Associação dos Familiares e Amigos do Down é uma associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1994. Sua principal função é lutar pela eliminação de barreiras que impeçam o crescimento da cidadania das pessoas com deficiência. Nesse sentido, em julho de 1994 foi criado um Centro que, desde a sua fundação, assumiu a tarefa de encaminhar pessoas com Síndrome de Down às escolas, atendendo no turno inverso.  

Dia Internacional da Síndrome de Down

O dia 21 de Março é considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down ou Trissomia 21, que é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 a mais. A data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia. A primeira comemoração da data foi em 2006.