Figueiró questiona demora no fornecimento dos alvarás de funcionamento

Na última segunda-feira (1º), o vereador Marcelo Figueiró utilizou parte seu tempo na tribuna para tratar da situação da demora no fornecimento de alvarás de funcionamento e sanitário, por parte do poder público: "Fui procurado, por um grupo de empresários, esta semana, que estão se se instalando em Cachoeira, e eles estão impressionados com o tempo, a demora para a liberação do alvará, pela prefeitura", disse.  Figueiró salientou que esta demora não atinge apenas as grandes empresas, que, muitas vezes dependem da liberação de outros órgãos (como a Fepam, por exemplo), mas dificulta a ação empreendedora em todo tipo de negócio. "Nós estamos tendo dificuldade na abertura da lojinha, na abertura do bar, na abertura do pequeno comércio", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a agilização neste processo é fundamental, uma vez que dele depende o imediato funcionamento da nova empresa a ser instalada e sua entrada no mercado local. "Imagina o que esta demora gera de prejuízo. O certo, é que da forma como está não da pra continuar! Nós temos que ser mais eficientes na liberação dos nossos alvarás".

Neste sentido, o vereador Figueiró fez um pedido de informações à prefeitura municipal, buscando informações como em que prazo real os órgãos encarregados do fornecimento do Alvará Sanitário e de Funcionamento tem entregado tais documentos; de que forma o Executivo Municipal têm agido, no sentido de agilizar e dinamizar a atual sistemática de fornecimento desta documentação; e qual é a previsão de prazo de entrega dos documentos requeridos, que a Prefeitura Municipal vai informar aos interessados, após solucionados os problemas de estrutura (combustível, tinta para impressora, entre outros) hoje existentes. "É uma pauta que nós temos que tratar mais profundamente, e cobrar, porque isto diz respeito a recurso público. Enquanto não sai alvará não tem retorno para o poder público, dinheiro privado, das pessoas que querem investir, e, obviamente, isto envolve dificuldades para os contribuintes", finaliza o vereador.