Augusto Cesar aposta em pressão no conselho da UFSM

Depois da batalha pela vinda do curso de Agronomia, o vereador Augusto Cesar aproveitou o embalo e viajou a Brasília para participar de uma reunião no Ministério da Educação (MEC), onde foram definidos os rumos da UFSM em Cachoeira do Sul. Segundo ele, as obras de construção do campus começam no primeiro semestre de 2014 e o vestibular ficou acertado já para o mês agosto.

Conforme explicou, agora tudo só depende da aprovação do projeto de extensão pelo Conselho Universitário da UFSM, no próximo mês de novembro. Augusto Cesar quer repetir no colegiado da UFSM a pressão feita nos conselhos da Uergs, como forma de demonstrar o empenho da cidade. “Acho que a Prefeitura e a Câmara devem encher um ou dois ônibus para acompanhar esta votação no Consu, pois este é um projeto que vai mudar o futuro de Cachoeira”, comentou o parlamentar.

O parlamentar representou a Câmara de Vereadores a convite do prefeito Neiron Viegas, que formou uma comitiva para defender o pleito cachoeirense perante o ministro-adjunto da Educação, José Henrique Paim. Também participaram o promotor João Ricardo Tavares, que lidera comissão comunitária pró-UFSM e o empresário João Streit, que representou a Cacisc.

A demora no envio do projeto de extensão para o conselho superior da UFSM vinha deixando todos apreensivos, e motivou a ida da comitiva cachoeirense ao MEC. A proposta de Burmann era bem mais ambiciosa e custaria bem mais que os R$ 45 milhões do projeto inicial, o que poderia representar um entrave. Este era o temor dos representantes cachoeirenses.

Garantias

Mas, o reitor eleito, Paulo Burmann, e seu vice, Paulo Bayard, também participaram do encontro e, enfim, chegaram a um consenso com o MEC sobre o tamanho e o formato do projeto de extensão para Cachoeira do Sul.

Conforme relatou o vereador, os objetivos foram alcançados, uma vez que o MEC deu todas as garantias de infraestrutura e de pessoal, esperadas pela Reitoria, e, além disso, ficou acertado o encaminhamento do projeto ao conselho já no próximo mês.

Cursos

Augusto Cesar acredita que, inicialmente, serão oferecidos cinco cursos na área de engenharia, atendendo a pedido da própria presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a ideia é ajudar a diminuir o déficit de profissionais no setor, transformando o novo campus de Cachoeira do Sul em uma referência estadual e nacional nessa área de ensino superior.