Projeto de Lei: Paixão propõe aproveitamento da água da chuva

Preocupado com o elevado índice de desperdício de água, que se aproxima dos 40% em todo o país, o vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na Sessão Plenária desta última segunda-feira (03), o Projeto de Lei Nº 39/2013, que propõe a instalação de reservatórios ou cisternas para a captação de água da chuva em imóveis residenciais, industriais e comerciais de Cachoeira do Sul. A inciativa prevê que a água acumulada deverá ser utilizada para fins não potáveis, como limpeza e descargas sanitárias. .

Segundo informações do documento, dos quase um bilhão e meio de quilômetros cúbicos de água existentes no planeta, somente 3% é de água doce. Desta parcela, somente 0,7% é própria para consumo. Assim, a humanidade dispõe, apenas, de nove milhões de quilômetros cúbicos de água para a sobrevivência de mais de 5 bilhões de pessoas. "O desperdício é uma grande preocupação que afeta cada vez mais o território brasileiro. A situação é agravante, pois mais da metade dos depósitos de lixo do país são descartados em rios e lagos", afirmou Paixão.

Reservatórios

O parlamentar destaca, ainda, que as dimensões dos reservatórios ou cisternas devem obedecer aos critérios técnicos do projeto de construção da obra, de acordo com o engenheiro responsável. Paixão também indica que o Poder Público fiscalize a correta implantação desses recipientes. "Aplicando esse recurso de maneira adequada, estaremos poupando e utilizando a água de forma racional, através da consciência coletiva", completa o parlamentar.

Órgãos Públicos

Na Sessão Plenária de 20 de maio, o parlamentar já havia presentado uma proposição nesse sentido. Na oportunidade, Paixão encaminhou ao Executivo uma indicação sugerindo o aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis nos órgãos públicos municipais, principalmente em escolas e creches, visando a incentivar os jovens na participação de ações ecologicamente corretas.