Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Paixão, Frankini, Figueiró e Zimmer apresentam Projeto-Sugestão para o combate às drogas

Preocupados com a necessidade de se prevenir ou reduzir o uso de drogas e com a violência entre crianças e adolescentes, os vereadores que compõe a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, presidente Luis Paixão (PP), vice-presidente Frankini (PT), secretário Marcelo Figueiró (PMDB) e segundo secretário Luiz Zimmer (PSB), apresentaram nesta segunda-feira (23) uma indicação, no formato de um projeto - sugestão, ao Executivo Municipal. No documento, os parlamentares pedem que a Prefeitura reconheça o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) como política pública. "Sugerimos, também, que o programa seja vinculado à Secretaria de Educação para que ele possa contar com apoio efetivo", indicou Paixão.
O projeto, que é desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Brigada Militar, está funcionando em vários municípios do país, com formatação semelhante ao desenvolvido em diversas partes do mundo, visa à prevenção ao acesso e ao uso de todo tipo de drogas, com atuação junto a estudantes, tanto para crianças do ensino fundamental como para jovens do ensino médio. "Nesses encontros, os policiais esclarecem as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas às crianças e aos adolescentes, afastando-os desse mal que atinge grande parte da nossa juventude", destacou Zimmer.
Para o vereador Frankini, o programa representa um esforço cooperativo entre escolas, pais e Brigada Militar, os responsáveis pelos alunos recebem todo o tipo de assessoramento, com orientações proferidas em reuniões e palestras. "O PROERD oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção referentes à família, escola e comunidade, favorecendo o desenvolvimento de jovens que poderiam estar em contato com as drogas, originado sérios problemas comportamentais", destacou. O parlamentar ressalta ainda que o programa não é exclusividade da Polícia Militar ou das escolas, mas sim da sociedade. "O PROERD é calcado em uma parceria entre Escola, BM e Família, sendo vital o envolvimento de todos".
Em seu discurso na tribuna, Figueiró ressaltou a importância da ação. "Este trabalho que a Brigada Militar já desenvolve em nosso município é fundamental e, como esta Casa não tem como criar um instrumento para subsidiar e dar uma estrutura ainda melhor para este grande trabalho de ação social, estamos encaminhando um projeto para que o Prefeito Municipal, através de Lei, possa oferecer a comunidade cachoeirense, em especial às crianças e aos jovens menos assistidos, uma forma de minimizar este grave problema que assola nossa sociedade".
Os organizadores do Programa em Cachoeira do Sul são a Capitã Ana Maria Hermes, o Tenente Nilton Santos Garcia, e os Soldados Aline França e Sandra Mara Garcia.