Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Tribuna Popular: Comissão Intra-Hospitalar divulga Semana de Incentivo à Doação de órgãos

A enfermeira e representante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos por transplante do HCB, Laísa Schuch, ocupou a Tribuna Popular da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores, desta segunda-feira (23), para divulgar a Semana de Incentivo e Esclarecimento de Assuntos relacionados à Doação de Órgãos. "Conversar com a família sobre esse assunto é de extrema importância. Devemos manifestar nossa vontade em vida, pois, doar um órgão é a real expressão que diferencia o ser humano", destacou.
Segundo Laísa, a comissão de doação é obrigatória em hospitais públicos, privados e filantrópicos que disponibilizem mais de 80 leitos. "A comissão é instituída no âmbito dos hospitais e possui o objetivo de otimizar a organização no processo de captação de órgãos, realizando uma melhor identificação dos potenciais doadores e uma adequada abordagem aos familiares dos mesmos", explicou.
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos
De acordo com Laísa, as principais funções da representação no HCB são detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos no hospital, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação de córneas e outros tecidos, articular-se com a central de notificação, captação e distribuição de órgãos do Estado respectivo e responsabilizar-se pela educação continuada dos profissionais da instituição sobre os aspectos de doação e transplante.
Semana de Conscientização da Doação de Órgãos
A comissão de doação, juntamente com o HCB, está realizando a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos. No evento, serão desenvolvidas atividades que permitam à comunidade debater o tema e esclarecer as dúvidas a respeito do assunto.

Programação
24/09 - Divulgação interna no hospital e imprensa, com entrevista na rádio Cachoeira
25/09 - Divulgação interna no hospital e imprensa, com entrevista na Rádio Fandango
26/09 - Palestra aberta à comunidade, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), às 19h, com o tema "O que você precisa saber sobre a doação de órgãos". Jantar de integração para convidados, às 21h, com palestra que abordará o tema "Doação de órgãos: identificando a manutenção do potencial doador".
27/09 - Divulgação interna no hospital. Momento de reflexão com simbologia de balões, no jardim do HCB, às 14h.
28/09 - Encerramento das atividades. Blitz de conscientização na curva da Rua Júlio de Castilhos, das 10h ao meio dia.