Câmara promove reunião buscando melhorias no sinal de telefonia e internet

Foi realizado, na tarde desta terça-feira (28), na Câmara de Vereadores, um encontro que reuniu lideranças do Legislativo e do Executivo de Cachoeira do Sul com representantes das operadoras de telefonia Oi, Claro, TIM e Vivo. No inicio do debate, o vereador Cleber Cardoso (PDT), proponente da iniciativa, entregou aos presentes uma cópia da lei aprovada no final do mês passado pela Câmara de Vereadores, que permite a instalação de ERBs (Estações de Radio Base) em áreas residenciais. "Foram quatro anos de muita luta para conseguirmos essa Lei. Agora, é preciso sejam feitos investimentos efetivos para a melhoria no sinal em Cachoeira do Sul".

Segundo o secretário Municipal de Planejamento, Eliseu Machado, a modernização da Lei foi elaborada no sentido de possibilitar um maior desenvolvimento da cidade. "Um melhor sinal na telefonia móvel e internet é fundamental para atração de novos investimentos, sem falar na sua importância para a vinda da UFSM e da Uergs, que necessitam de um serviço de qualidade para seus estudos e pesquisas". O secretário lembrou, ainda, que a Prefeitura está ser organizando o novo Plano Diretor de Cachoeira. "Através de um Conselho, iremos ouvir diversos segmentos da sociedade. O Plano vai dizer para que lado a cidade vai crescer, qual a área vai ser residencial, universitária, industrial. E as operadoras certamente vão ser ouvidas, pois integram esse processo", defendeu.

TIM

Conforme o engenheiro Luciano Magalhães Bampi, representante da TIM, não há para 2013 um plano de investimento para a cidade. "A ideia foi justamente vir a essa Casa oferecer um canal à comunidade para que possamos compormos juntos um planejamento a curto prazo, buscando saber quais os pontos que mais precisam de atenção no município", disse.

Vivo

O engenheiro da Vivo, Antonio Frederico de Cesaro, por sua vez, reconheceu a necessidade da ampliação imediata da planta de abrangência da operadora.  "Por isso, ainda neste ano vamos instalar duas novas Estações de Radio Base em Cachoeira, uma na Vila Frota e outra no Bairro São José o mais breve possível. Assim que tivermos a licença do Executivo, já vamos começar a instalação".

Claro

A engenheira da Claro Isabel Kouzmine afirmou que antiga legislação dificultava  investimentos na cidade. "Com essa nova Lei, estamos providenciando um estudo de viabilidade de novas ERBs para os próximos anos de forma a ampliar a abrangência do sinal em Cachoeira do Sul", garantiu.

Oi

Da mesma forma, o Diretor de Relações Institucionais da Oi, Jaime Borin, defendeu que um estudo prévio de viabilidade técnica-econômica é essencial para novos investimentos, os quais deverão ser aplicado somente a partir de 2014.

Interior

Lideranças das comunidades do interior presentes no encontro também destacaram a importância do serviço para as regiões mais afastadas do centro da cidade. Nesse sentido, o vereador Cleber Cardoso lembrou a emenda ao PL aprovado que obriga as empresas de telefonia  em razão da instalação de antenas em áreas residenciais a realizar estudo para prestação de serviços de telefonia móvel de qualidade em áreas rurais.

Encaminhamentos

Ao final do encontro, ficou acertado que as operadoras encaminharão ao Legislativo um documento indicando como a Casa pode proceder na busca de investimentos para o orçamento de 2014 de cada empresa. Na oportunidade, o vereador Cleber Cardoso também se comprometeu a fazer um levantamento dos principais pontos no município que apresentam deficiência no sinal, conforme solicitado pelas operadoras. Além disso, as empresas garantiram que irão fazer ajustes ainda neste ano para qualificar o sinal da telefonia móvel e também da telefonia fica, a partir da instalação de novos orelhões no interior.

Presenças

Também participaram do evento os vereadores Homero Tatsch (PSDB), Marcelinho da Empresa (PP), Frankini (PT), representantes do Sindlojas, Cacisc, CDL e Edecon, além de moradores de diferentes localidades de Cachoeira do Sul.