Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Vereadores se reúnem com lideranças de movimentos e organizações pró-moradia

Vereadores se reúnem com lideranças de movimentos e organizações pró-moradia

Nesta segunda-feira (17), os vereadores Luis Paixão (PP) e Vinicius Cornelli (PT) reuniram-se com cerca de trinta representantes do Movimento Nacional da Luta pela Moradia (MNLM) e da Central de Cooperativas e Associações Habitacionais do Brasil (CCHB), juntamente com o secretário municipal de Governo, Cristiano Schumacher, para tratar da questão habitacional no Bairro Noêmia.

No encontro, os grupos relataram aos parlamentares que estão desenvolvendo um projeto habitacional de interesse social para famílias de renda de até R$ 1.600,00, mas que para isso possa se concretizar, a área situada no Bairro Noêmia necessita da aplicação do instrumento de criação de ZEIs (Zonas Especial de Interesse Social), matéria que já está em tramitação no Legislativo de Cachoeira do Sul. "O projeto será financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida e atenderá aproximadamente 240 famílias. Por isso solicitamos a maior brevidade possível na criação das ZEIs, uma vez que essa é uma condição fundamental para que o projeto se realize", disse Augusto Schumacher, do MNLM de Cachoeira do Sul.

O presidente da Câmara, entretanto, ressaltou a questão legal do processo. "As Zonas Especiais de Interesse Social são áreas que devem estar previstas no Plano Diretor da cidade para assentamentos habitacionais de população de baixa renda. Como o nosso Plano está sendo reformulado, essa questão deve ser debatida diretamente com o Executivo", disse Paixão.

Na oportunidade, Cornelli sugeriu a criação de uma comissão composta por membros do MNLM, CCHB e da Câmara de Vereadores para dialogar e construir uma solução de forma conjunta com a Prefeitura. A primeira reunião deverá ocorrer ainda esta semana e contará com a participação doe todos parlamentares que quiserem aderirem à causa. "É uma luta apartidária em prol de uma comunidade que precisa de nossa atenção", defendeu Paixão.