...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Julinho apresenta Projeto de Lei para retirada de veículos abandonados em vias públicas

Julinho apresenta Projeto de Lei para retirada de veículos abandonados em vias públicas

 

Tendo em vista que Cachoeira do Sul possui uma Lei Municipal que prevê o recolhimento dos veículos abandonados em vias públicas, mas a sua execução não está ocorrendo na prática, o vereador Julinho do Mercado (PP) apresentou, na Sessão Plenária desta segunda-feira (12), Projeto de Lei que altera a norma, dando maior aplicabilidade e eficácia à mesma.

A proposta do parlamentar determina que a notificação seja através de um adesivo, emitido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em que será informado o telefone de contato do setor responsável e especificado o prazo para que o veículo seja retirado da situação de abandono. "Os proprietários terão mais facilidade para serem comunicados da irregularidade, podendo, então, tomarem uma providência. Além disso, a Prefeitura terá maior segurança para retirar os bens das ruas", destacou o vereador.

 

Após a retirada dos automóveis, será realizada uma avaliação por uma equipe do Setor de Trânsito da Secretaria de Obras, que analisará a necessidade de instaurar um processo. Além disso, os profissionais buscarão identificar o proprietário que receberá a notificação e pagará, em caso de recolhimento ao pátio da Secretaria, o valor das diárias.

 

Os proprietários dos veículos recolhidos serão comunicados oficialmente pelo município, através de uma nota no órgão responsável pela publicação oficial, e, se mesmo assim o proprietário não for encontrado no prazo de 30 dias, a Prefeitura poderá vender o automóvel em leilão de sucatas. "Queremos que Cachoeira siga o exemplo de outros municípios, contribuindo com a sustentabilidade do meio ambiente e limpeza dos locais públicos", afirmou Julinho.

Veículos abandonados

De acordo com o PL, serão enquadrados como abandonados os veículos que apresentarem as seguintes condições: falta de vidros, ausência de pneus ou rodas, pneus furados, ausência de qualquer sinalização de alerta de providência ao conserto, falta de faróis e demais luzes de sinalização de trânsito, lataria e pintura enferrujadas ou faltantes, ausência de motor e emplacamento e permanência no mesmo local, em via pública, por período superior a 30 dias.