Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Tarasconi incentiva a capoeira

Tarasconi incentiva a capoeira

Conhecedor da importância do esporte como ferramenta de inclusão social, pois já desenvolveu trabalho semelhante no Bairro Cohab, o vereador Daniel Tarasconi (PMDB) está levantando a bandeira dos capoeiristas na cidade. Acompanhado do professor Vilnei Rossi, o parlamentar teve encontro com a secretária municipal de Educação, Maristela Almansa, e com a diretora do Núcleo Municipal de Cultura, Lair Vidal, nesta quarta-feira. Na ocasião, Tarasconi pediu auxílio da Prefeitura ao grupo de capoeira Filhos da Vivência, coordenado por Rossi. A entidade reivindica auxílio para conseguir local para treinamentos, e tem encontrado dificuldades para conseguir agendamento no Ginásio Municipal Professor Derli Steinmetz (Derlizão). "A capoeira é um instrumento socializador, que promove a inclusão social", garante Rossi, que aproveitou a agenda para contar um pouco da história da capoeira aos demais participantes da reunião.

Opções

Uma das opções para servir como local de treinamentos do grupo é a quadra da Escola Municipal de Educação Fundamental Balthazar de Bem, no Bairro Marina. A sugestão foi dada por Maristela. Entretanto, o local ainda não dispõe de cobertura, item essencial para o desenvolvimento dos trabalhos, de acordo com Rossi. Ele também sugeriu a transformação da pista de patins da praça Honorato de Souza Santos, há décadas ociosa, num ponto que pode abrigar as atividades da capoeira e outros projetos sociais de cunho esportivo e cultural já existentes na cidade, como o karatê e o muay thai, desde que sejam construída uma cobertura e vestiários próximos. Antes disso, o vereador Daniel Tarasconi vai buscar também o apoio do diretor da pasta de Desporto do município, Edson das Neves Junior, para garantir dois ou três horários da semana no Derlizão para a prática desta luta genuinamente brasileira, mas de descendência africana. "O trabalho do Rossi e demais capoeiristas da cidade merece todo o incentivo que puder ser dado e vamos lutar por isso", afirma Tarasconi.