Diretor da Ulbra/Cachoeira ocupa a Tribuna Popular para divulgar bolsas de estudos

Esteve presente na Tribuna Popular da Sessão Plenária desta segunda-feira (5) o diretor da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/Cachoeira, Rogério Brandt. Em seu pronunciamento, o representante da Universidade destacou a ampliação das bolsas de estudos na instituição. "A partir do primeiro semestre de 2014, já estaremos oferecendo gratuitamente bolsas em todos os cursos do campus de Cachoeira".

Segundo Brandt, o projeto utilizado na oferta das bolsas é o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). "O governo federal permitiu que todas as universidades em débito com a União reembolsem 90% do valor através da disponibilização de bolsas de estudo e que somente 10% seja devolvido em dinheiro, durante um prazo de 15 anos", explicou Brandt. Ainda segundo o diretor, serão oferecidas 2.515 bolsas no município de Cachoeira do Sul.

Acesso

O processo de adesão às bolsas do Proies é o mesmo em relação ao Programa Universidade para Todos (Prouni). O candidato deve realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), onde precisará atingir a pontuação mínima (450 pontos) e não zerar a nota da redação. Além disso, o aluno deve ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas, ou, em escolas particulares com obtenção de bolsa integral. A renda per capita familiar do candidato precisa ser de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). "Existe a possibilidade de aumentar o valor da renda familiar no ano de 2014, podendo chegar a três salários mínimos por pessoa", completou Brandt. O próximo vestibular da Ulbra será realizado no dia 23 de novembro de 2013.

A Ulbra/Cachoeira disponibiliza, também, através de agendamento de escolas e empresas, treinamentos para as pessoas que desejam ingressar em universidades através da utilização da nota do Enem. "Temos professores que realizarão essa atividade de preparação em entidades que tiverem interesse", disse. Brandt também afirmou que se as vagas ofertas não forem preenchidas por estudantes cachoeirenses a universidade buscará parcerias para disponibilizar transporte escolar para alunos de outros municípios. "Sabemos que muitas pessoas aprovadas em instituições de outras cidades não realizam o curso por falta de auxílio no valor do transporte", concluiu o diretor.

Cursos

A Ulbra/Cachoeira oferece os seguintes cursos:

Direito, Administração, Educação Física, Sistemas de Informação, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Psicologia, Pedagogia e Odontologia.

Em 2014 serão implantados quatro novos cursos na instituição. São eles: Enfermagem, Bacharel em Biologia, Bacharel em Educação Física e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.