Vereador pede medidas para limitar o tráfego de caminhões pesados

O vereador Augusto Cesar (PP) está preocupado com o crescimento do fluxo de veículos pesados nas vias centrais da cidade. O parlamentar menciona que tem recebido reclamações dos motoristas, especialmente em relação à zona norte da cidade. Para amenizar o problema ele está indicando a realização de um estudo a fim de que sejam criadas restrições quanto à circulação de caminhões.

A ideia de Augusto é que o Departamento de Trânsito do município delimite uma zona central de tráfego onde a presença de veículos pesados sofra limitações conforme regulamentação efetuada por meio de sinalização específica. "Vejo caminhões de grande porte trafegando livremente em qualquer horário, isto congestiona ainda mais o trânsito da cidade que já é caótico", comenta.

De acordo com Augusto Cesar, o sítio urbano da cidade não foi projetado para comportar o grande crescimento da frota de veículos verificado nos últimos anos, razão pela qual entende que o poder público precisa disciplinar critérios para o fluxo de caminhões e as operações de carga e descarga. "Cachoeira é uma cidade antiga que possui muitas ruas estreitas ou dispostas de maneira irregular, o que dificulta o trânsito nas áreas centrais, já abarrotadas de carros", observa.

Alarico

Um grande número de motoristas vem reclamando do movimento de veículos pesados que retornam da Granol pela Rua Alarico Ribeiro, quando poderiam sair pelo Trevo do Horbach. "Tenho ouvido muitas reclamações de motoristas se queixando dos caminhoneiros que usam essa rota nos horários de pico", revela.

Horários

Para o vereador, o serviço de carga e descarga nas zonas centrais da cidade deveria obedecer a determinados horários, de acordo com o peso bruto total (PBT) e comprimento dos veículos em operação. Ele avalia que os critérios adequados precisam ser indicados através de estudo técnico de engenharia de tráfego, mas sugere: "veículos utilitários ou de carga com PBT superior a 15,0 toneladas e com 14,00 metros ou mais de comprimento máximo só poderiam circular na zona central urbana em dias úteis das 19h00 às 7h00 e fins de semana das 13h00min de sábado às 7h00min de segunda-feira, como tenho visto em outras cidades".

Exceções

"Determinados casos como serviços de socorro, transportes de valores ou prestação de serviços públicos essenciais ficariam excepcionados à regra", acrescenta o parlamentar.