Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Figueiró quer comissão para trazer nova planta da Fruki

Figueiró quer comissão para trazer nova planta da Fruki

Na sessão da última segunda-feira (28), o vereador Marcelo Figueiró (PMDB) usou boa parte de seu tempo na tribuna para abordar a necessidade de se adotarem medidas para acelerar o desenvolvimento econômico do município. E, diante da notícia de que a Fruki deseja abrir uma nova fábrica, o parlamentar está sugerindo a designação de uma comissão formada por vereadores para comunicar formalmente à direção da empresa o interesse do município em sediá-la.

Inicialmente, Figueiró disse estar preocupado com a possibilidade de que a Venax esteja fechando a unidade no Distrito da Ferreira, deixando mais de 100 cachoeirenses desempregados. Mais do que isso, o vereador disse ter se surpreendido ao saber que o fato chegou ao conhecimento do prefeito pelos jornais da cidade.

O Executivo deveria destacar um responsável ou um setor da administração para acompanhar minuciosamente a situação das empresas aqui estabelecidas ficando assim, sempre informado de suas necessidades, dificuldades ou até mesmo, de que forma o município deve agir para sua manutenção ou ampliação, afirmou Figueiró. "Empresas como a Venax, Screw e Granol são um bem precioso para cidade. Não apenas pelos empregos que trazem, mas pela imagem que ajudam a difundir na classe empresarial", disse.

Segundo o vereador, em se dispondo de pessoas focadas no acompanhamento destas questões empresarias, também se torna mais fácil a tarefa de captar novas empresas. Neste prisma, Figueiró mencionou a possibilidade de Cachoeira lutar pela nova fábrica da gigante do ramo de refrigerantes, Fruki. A empresa está a procura de um município para instalar a planta industrial orçada em R$ 30 milhões.

COMISSÃO - Para auxiliar neste processo, Marcelo Figueiró apresentou requerimento solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar para dirigir-se à direção da empresa Fruki, servindo de instrumento facilitador à instalação da fábrica.

Prosseguindo nessa linha de pensamento, Figueiró também sugeriu ao Executivo a realização de visitas a empresas que atuam na área de beneficiamento de arroz e outras da mesma matriz econômica. "Na região da Costa Doce, em torno de Camaquã, e na região sul, próximo a Pelotas, existem dezenas de empresas que poderiam se interessar em ampliar seus negócios com novas plantas em nossa cidade. Cachoeira abre novas possibilidades às indústrias pela sua localização, aspectos geográficos e facilidade de logística", ponderou o parlamentar.