Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Corsan aguarda pela Prefeitura para implantar rede de água no Alto dos Casemiros

O vereador Edson Richa (PP) está retomando uma das suas antigas bandeiras de luta, que é a reivindicação pela rede de água tratada para atender aos moradores do Alto dos Casemiros e do Quartel Mestre. O parlamentar já encaminhou requerimento à Prefeitura no último dia 18 e está aguardando que nos próximos dias a Secretaria de Interior e Agricultura faça formalmente a solicitação para a Corsan, já que se trata de área no interior.

Esta é uma demanda histórica que vem se arrastando sem solução por vários governos, conforme ressaltou o parlamentar em reunião realizada entre os moradores da região e o gerente da Corsan em Cachoeira, Mauro Adolfo, ocorrida na manhã de quinta-feira. Estima-se a necessidade de 3.500M de rede para beneficar mais de 70 pessoas.

No encontro, realizado na sede local da entidade, os moradores contaram sobre as dificuldades que enfrentam por não ter acesso ao serviço de água tratada em suas casas. "Será que desta vez vou, enfim, poder tomar um banho de chuveiro", comentou um dos representantes da comunidade do local.

A grande dificuldade, conforme explicou Adolfo, é que a localização do Alto dos Casemiros fica numa área bastante elevada, exigindo a instalação de um sistema de fornecimento de água independente, com bomba de recalque de água, o que demanda um investimento maior. Por esta razão, o gerente da Corsan avisou que é importante a verificação do nível de altura do terreno por meio de aparelhos, para que o projeto da rede possa ser desenvolvido de maneira adequada.

O vereador Edson Richa, que foi o porta voz dos moradores, questionou Adolfo sobre a possibilidade de que a rede seja levada a partir do novo reservatório inaugurado em dezembro passado, que já abastece da Volta da Charqueada até a Romaria. O gerente da Corsan admitiu que realmente esta nova alternativa aparenta ser bem mais viável, porque dispensaria a necessidade do equipamento de recalque. Segundo ele a capacidade do reservatório, que está localizado antes do Km 0, é grande, com 500m3, mas ainda precisam ser feitas ligações de outras redes de água, e que portanto só o estudo técnico irá determinar se esta alternativa realmente é possível.

INICIATIVA - Mauro Adolfo explicou que por se tratar de área localizada fora do perímetro urbano, existe a necessidade de encaminhamento de projeto pela Secretaria de Agricultura e Interior. Ele informou, ainda, que já existe solicitação assim encaminhada para atender área próxima, de propriedade do empresário José Aued, e que, portanto, seria interessante que a Secretaria de Agricultura e Interior encaminhasse logo o pedido para beneficiar a área do Alto dos Casemiros e do Quartel Mestre, para que o projeto de implantação da rede seja desenvolvido de maneira conjunta.

O vereador Edson Richa apresentou requerimento no dia 18 de fevereiro, com cópia de documento abaixo-assinado por mais de 70 moradores, pedindo que a Prefeitura agilize o encaminhamento de solicitação neste sentido. "O requerimento já está encaminhado, agora está nas mãos da Prefeitura apenas para dar o ponta-pé inicial", comentou Richa.