...

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Cornelli aguarda resultados do estudo sobre a produção leiteira de Cachoeira do Sul

Cornelli aguarda resultados do estudo sobre a produção leiteira de Cachoeira do Sul

 

O vereador Vinicius Cornelli (PT) esteve em Santa Maria, na última sexta-feira (22), onde se reuniu com o professor Paulo Silveira, Coordenador do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM e coordenador da Pós-Graduação em Extensão Rural do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, juntamente com o engenheiro florestal e especialista em residência agrária, Cicero Genro.

Em pauta estava o estudo sócio-econômico da produção rural da região Central do Estado. Em Cachoeira do Sul, o estudo teve início quando Cornelli era diretor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), nos anos de 2008 e 2009. "Foi um estudo intenso com a participação de cerca de 150 agricultores ligados à produção do leite. Esse resultado certamente nos ajudará no aprimoramento da produção da cadeia do leite de Cachoeira", disse o parlamentar, destacando que os resultados da pesquisa irão subsidiar a criação do Plano de Desenvolvimento Rural do município. "É preciso que se planejem ações efetivas para manter o jovem no campo".

A planificação dos dados e as conclusões do estudo serão disponibilizadas até o final de abril pela internet, de forma que todas as prefeituras terão sua senha para acessar o sistema. "Os dados serão atualizados periodicamente pelo Centro de Ciências Rurais da UFSM e disponível em tempo real para as prefeituras", destacou Silveira.  Os representantes da universidade garantiram ao parlamentar que pretendem voltar a Cachoeira do Sul para dar continuidade ao projeto.

Centro de Referência da Agroindústria

Apoiador da iniciativa, Cornelli lembrou, ainda, que a criação do Centro de Referência da Agroindústria Familiar, no prédio da antiga Coorlac, vai se juntar ao processo de fomento à produção leiteira. "O espaço vai proporcionar aos produtores a comercialização direta com as escolas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar", lembrou.