Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Saúde na escola: Marcelinho quer exames oftalmológicos para alunos da rede municipal

Preocupado com os problemas de aprendizado que muitas crianças e adolescentes têm enfrentado em razão de problemas visuais, o vereador Marcelinho da Empresa (PP) apresentou, na Sessão Plenária desta semana, um pedido de indicação ao Executivo, requerendo a realização do programa de prevenção a problemas oftalmológicos nas escolas municipais. Os exames deverão atender os alunos da zona Urbana e da zona Rural de Cachoeira do Sul.  "Muitas vezes as deficiências visuais que dificultam a leitura e a escrita, e, consequentemente, a compreensão dos conteúdos não são detectadas pela falta de acesso dos estudantes a exames específicos. Queremos garantir, com essa medida, que os jovens cachoeirenses que estão em formação tenham condições próprias de aprendizado, e isso certamente também irá contribuir para a redução da evasão escolar".

O parlamentar explicou que os exames deverão ser realizados pelos profissionais em oftalmologia, juntamente com a Clínica Oftalmológica de Cachoeira, que possui convênio com a Prefeitura. "O teste irá encaminhar as crianças que apresentam alguma alteração para exames mais especializados", acrescentou Marcelinho.

A partir de 1988, a saúde dos estudantes passou a ser obrigação do Poder Público. A Constituição Federal determina que o dever do Estado com a educação será garantido por meio de "atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde".