Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Figueiró sugere criação de conselho da juventude

Figueiró sugere criação de conselho da juventude

Na segunda-feira (25), o vereador Marcelo Figueiró usou seu pronunciamento na Câmara de Vereadores para divulgar o andamento da formação do Conselho Municipal de Juventude no município.  O vereador também aproveitou para cobrar estrutura e respaldo para a já existente Coordenadoria da Juventude e a Criação da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher.

A organização do Conselho Municipal da Juventude foi solicitada para Prefeitura através de indicação feita ainda no início do ano pelo vereador Marcelo Figueiró. Conforme o parlamentar, em cima desta indicação foi realizada reunião com a Coordenadora Municipal da Juventude, Luciana Canto, para tratar do tema. No encontro, Marcelo salientou para Coordenadora a importância do Conselho. "Enquanto a Coordenadoria é indicada pelo prefeito, o Conselho da Juventude tem seus membros indicados por entidades da sociedade civil. Nele estarão representantes da Juventude Rural, do Movimento Estudantil, da Juventude das Igrejas, da Juventude dos partidos políticos entre outros grupos representativos. Será uma forma de incentivar que a garotada pró-ativa de Cachoeira do Sul trate conjuntamente temas de seu interesse, como combate ao desemprego, qualidade da educação, drogadição, esporte, lazer etc.".

Na reunião ficou acordado com a coordenadora de Juventude que serão realizados três encontros com os grupos jovens indicados no projeto sugestão de Figueiró para que eles deliberem sobre a formação do Conselho. "Vamos ouvir os jovens para saber como eles querem que seja organizado o conselho. Vamos debater desde a idade dos participantes até seu estatuto ou regimento". Os encontros deverão iniciar no mês de março.

ESTRUTURA PARA COORDENADORIA - Na sua fala o vereador aproveitou para cobrar que a Prefeitura coloque a Coordenadoria Municipal de Juventude, órgão já existente e de caráter executivo, na plenitude das suas possibilidades de atuação. Figueiró cobrou que a Coordenadora tenha assessoria de outros jovens, através de estágios remunerados, pois esta possibilidade está prevista na lei que a regulamenta. Também solicitou que a Prefeitura forneça o espaço político necessário para o trabalho da Coordenadoria. "Em outros municípios a Coordenadoria de Juventude participa das reuniões de secretariado e tem acesso a todas as pastas. Isto acontece porque sua atuação deve obedecer a uma metodologia transversal, devendo atuar em todas as secretarias. Quando a Coordenadoria for fazer uma campanha contra DST/AIDS deverá se referir a Secretaria da Saúde, quando for realizar ações de combate ao êxodo rural, buscará a Secretaria da Agricultura, na luta contra o desemprego, buscará a Secretaria de Desenvolvimento, e assim por diante. Para fazer isto é necessário pessoal, acesso e estrutura".

Criação da Coordenadoria da Mulher

Figueiró encerrou sua fala cobrando da prefeitura a organização da Coordenadoria da Mulher. "Como estamos falando de Coordenadoria e as vésperas do dia internacional da mulher, acredito que seria bom anúncio que no em 8 de março a prefeitura apresentasse uma nova organização: a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher. Ela iria servir para também tratar transversalmente os assuntos de interesse das mulheres, como faz a Coordenadoria da Juventude". Neste sentido Figueiró enviou indicação a Prefeitura para que se organizasse a nova Coordenadoria do Direitos da Mulher para ser apresentada já no dia 08 de março.