Projeto de Jeremias cria prêmio para homenagear trabalhos em prol da comunidade negra cachoeirense

O vereador Jeremias Madeira (PSB) apresentou, na sessão desta segunda-feira (4), projeto de lei que institui o “Prêmio Nicolau Barbosa”, que será concedido pela Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul de forma anual. A premiação visa a agraciar pessoas que tenham se destacado na realização de trabalhos em defesa da comunidade negra do município. “Será um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura cachoeirense”, justificou o vereador, complementando: “A escolha do nome para o prêmio se dá pela meritória passagem do ex-vereador e líder comunitário que legou a esta comunidade um exemplo de trabalho, dignidade e postura comunitária que até os dias de hoje servem de exemplo a todos os cidadãos”.

Homenageados

De acordo com a proposta do vereador, todos os vereadores, durante as sessões legislativas ordinárias até o final do mês de setembro, poderão indicar nomes para receber o “Prêmio Nicolau Barbosa”. Já as entidades da sociedade civil com atuação na defesa da comunidade negra e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPPIR) poderão, formalmente, até o final do mês de setembro, sugerir nomes ao Legislativo.

Durante o mês de outubro os líderes de bancadas deverão avaliar as indicações e após deliberação elaborar requerimento, subscrito pela maioria absoluta dos líderes, com o nome do homenageado. O documento deverá ir à discussão e votação do plenário até o dia 30 de outubro, necessitando para sua aprovação voto de dois terços dos membros da Câmara.

O prêmio será entregue na sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, durante a semana em que se comemora a Semana da Consciência Negra em Cachoeira do Sul, e constituir-se-á de uma medalha.