Cachoeira ganha 47 novos CEPs

Um trabalho em conjunto de servidores da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e dos Correios possibilitou contemplar a cidade de Cachoeira do Sul com 47 novos CEPs (Códigos de Endereçamento Postal).

O servidor André Scherer, do setor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura e o servidor Charles Massirer, da Secretaria da Câmara de Vereadores realizaram no ano passado o levantamento das ruas, travessas e vias de acesso de Cachoeira do Sul que ainda não possuíam CEPs. Segundo eles, seguidamente cidadãos procuravam a Prefeitura e a Câmara querendo descobrir o CEP de sua rua, pois estavam enfrentando dificuldades para receber correspondências e realizar compras pela internet, por exemplo. Líderes comunitários também eram cobrados pelas suas comunidades e procuravam os dois órgãos públicos pedindo ajuda.

Ao finalizarem o levantamento dos logradouros sem CEPs, a listagem foi enviada por e-mail para o setor responsável pelos endereçamentos postais dos Correios em Porto Alegre, após os servidores serem auxiliados de como deveriam proceder pelos colegas dos Correios aqui do Município. O trabalho em conjunto deu certo e Cachoeira agora tem 47 novos CEPs, que já estão disponíveis para pesquisa no site dos Correios. É só acessar: https://buscacepinter.correios.com.br/app/localidade_logradouro/index.php

Os novos códigos foram definidos ainda não levando em consideração as divisões dos bairros oficializadas pelo novo Plano Diretor aprovado em 2021, na Câmara, e que está com algumas atualizações em tramitação no Legislativo. Após a aprovação dessas atualizações, os servidores pretendem iniciar, novamente em parceria com os Correios, uma atualização completa dos códigos de endereçamento baseada na nomenclatura oficial dos bairros e suas divisões conforme o novo Plano Diretor.

Importante: Ruas ainda sem CEPs.

Ainda restam 15 logradouros da cidade sem CEPs. Todos estão situados entre os bairros Habitar Brasil e o Promorar. São as ruas CRT, Eni Maria Baumhardt, Erni Gama Machado, Eva Tereza Lacerda de Freitas, Fabiane Machado Pohlmann, Francisco José de Souza Sperb, Gomercinda da Rocha Bueno, Jorge Luiz Nascente, Loy Marques Ribeiro, Maria Eloá dos Santos, Monsenhor Breno Simonetti, Padre João Atílio Rosa, Professor Sílvio Schuster, Raimunda Fonseca Lima e Romeu Pereira Dias. Os Correios esclarecem que devido a sua numeração irregular (numeração por quadra), o Loteamento Promorar da cidade de Cachoeira do Sul foi codificado por quadras e não por logradouros. Os logradouros do referido loteamento só receberão CEPs individuais quando sua numeração for corrigida.

Atenção: Para facilitar o trabalho dos servidores dos Correios os moradores que foram contemplados com novos CEPs poderão passar a utilizá-los nas suas correspondências e deverão informar também as empresas com as quais têm relacionamento comercial sobre o novo número.