Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Audiência pública busca soluções para o interior de Cachoeira do Sul

Audiência pública busca soluções para o interior de Cachoeira do Sul

Dezenas de pessoas compareceram na Câmara de Vereadores, na noite da terça-feira (17), para participar da audiência pública sobre os problemas do interior do município. No encontro, foram discutidas questões relativas a segurança, abigeato, estradas, transporte, educação e saúde, entre outros temas abordados.

O secretário de Agricultura e Interior, Jânio Macedo, o primeiro a se pronunciar, reconheceu que a administração municipal tem enfrentado vários obstáculos no meio rural. “Mas sabemos que isso não se resolve do dia para a noite e nem sozinhos”, disse. Em seu discurso, Jânio citou uma série de ações que o governo está realizando para o desenvolvimento do interior e destacou a compra de três retroescavadeiras e uma motoniveladora. “Temos, sim, a preocupação de manter as estradas. Porém, neste ano, fomos muito castigados pelo alto índice pluviométrico”, disse, respondendo a críticas que o governo não realiza as obras necessárias nas estradas.

O presidente da Câmara de Vereadores Luis Paixão (PP), por sua vez, reclamou do fato de o Executivo não chamar os parlamentares para as questões relativas ao interior. “Querem tirar a discussão dessa Casa”. Paixão também destacou a importância de promover o lazer nas localidades mais distantes da região central. “Tem que haver pracinhas organizadas e limpas para as crianças”.

O presidente do Comagro (Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário) e primeiro secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Diego Kiefer, destacou a importância de dar mais suporte financeiro para a pasta do interior. “O interior do nosso município nunca foi prioridade de nenhum governo, porque se tivesse sido não estaríamos aqui hoje. Até final do ano passado, por exemplo, o recurso da Secretaria Municipal de Agricultura e interior era de 0,9% do orçamento do município, agora está em 1,5%. Será que vamos conseguir atender todos os problemas de uma área territorial gigantesca com problemas muito piores que os da cidade com 1,5% do orçamento?”, questionou, acrescentando: “Temos vários munícipios do Rio Grande do Sul que tem para suas secretarias de agricultura e interior orçamento de 13%. Temos que priorizar o meio rural e isso deve começar com o orçamento”.

A líder comunitária Silvina Freitas, representando as comunidades de Vila Nova, Sulpinos e Mineração reclamou da falta de assistência da Prefeitura. “Estamos abandonados. Não temos água e o posto de saúde, que começou a ser construído, nunca é concluído. O poço já foi perfurado, mas têm problemas no bombeamento da água e com a rede de abastecimento. Viemos aqui pedir socorro, para que os vereadores nos ajudem. Já falamos com o prefeito, mas continuamos abandonados”. Buscando auxiliar a líder comunitária, o vereador Edson Richa (PP) reforçou que seja tomada uma ação imediata no local. “Já trouxe esse assunto outras vezes para as sessões plenárias da Câmara. Está na hora disso ser resolvido”. O secretário Jânio respondeu ao vereador que na próxima semana os problemas do poço serão solucionados.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Bernál, ressaltou que muitas das questões envolvem um debate mais técnico do que político. “Na análise aprofundada do solo e relevo de cada região está a resposta para muitas de nossas perguntas”, disse. “E o debate técnico não afasta a discussão política”, acrescentou.

Para o secretário Municipal de Governo, Cristiano Schumacher, as Reinvindicações comunitárias indicam uma maturidade política da cidade. “Sabemos da dimensão do problema”. O secretário também sugeriu que os vereadores ajudem o município buscando mais emendas com os deputados estaduais e federais de seus partidos para investimento no interior.

O vereador Edson Richa defendeu a manutenção de estradas como prioridade. “Isso interfere no dia a dia, para ir ao trabalho, escola, escoar a produção, levar um cidadão ao hospital. Estrada é a base, o alicerce para desenvolver o interior de Cachoeira”.

Para o vereador Cleber Cardoso (PDT) deveria haver um cronograma de trabalho na Secretaria de Interior.  O parlamentar sugeriu, ainda, a reabertura das subprefeituras. “Mas estas, claro, devem estar equipadas para poder desenvolver um trabalho”.

Buscando a redução do número de abigeatos, o vereador Daniel Tarasconi (PMDB) apresentou um requerimento para ser entregue ao Governo do Estado, pedindo aumento do efetivo da BM e repasse de viaturas para o município. O documento vai à votação na sessão ordinária desta quinta-feira (19).

Nas considerações finais, o presidente do Comagro sugeriu a criação de grupo maior. “O Comagro e o STR estão à disposição para compor um fórum de discussões amplo”. O vice-presidente do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, Paulo Figueiró, agradeceu o convite e ressaltou a importância da audiência. “Aparando arestas, unindo a comunidade organizada, o Executivo e o Legislativo vão conseguir melhorias. E O interior merece isso. Com essa audiência percebemos que essa convergência pode, sim, existir”.

O vereador Marcelo Figueiró (PMDB) finalizou o encontro pedindo a retomada da discussão. “Esse primeiro debate foi fundamental. Os próximos certamente poderão ser mais produtivos ainda”.

Presenças

Também participaram da audiência a secretária de Saúde Marta Caminha, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Renato Soares, o chefe do escritório da Emater de Cachoeira do Sul, Dirceu Segabinazzi Nöller, os ex-vereadores Oscar Sartório, Luciano Figueiró e Volny Figueiró e os vereadores Julinho do Mercado, Vinicius Cornelli, Homero Tatsch, Augusto Cesar, Bombeiro Frankini, Valdocir Marques e Jeremias.