DVA: Frankini pede recursos qualificar serviços e a disponibilização de um telefone 0800

Preocupado com o grande número de animais abandonados nas ruas, que, além de estarem desassistidos, aumentam os riscos de acidentes no trânsito e podem agravar a proliferação de doenças à população, o vereador Frankini (PT) apresentou, na Sessão Plenária desta semana, uma indicação ao Executivo. No documento, o vereador sugere que a prefeitura conceda ao Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) estrutura física e recursos humanos suficientes para que a entidade possa melhor desempenhar seu papel, cumprindo com todas as atribuições que lhe são inerentes e em conformidade com a Lei.

O vereador lembrou que, segundo a Lei Municipal 3132/1999, que cria o Departamento de Vigilância Ambiental em Cachoeira do Sul, uma das atividades prestadas pela entidade deverá ser o Serviço de Zoonoses e Proteção Animal, através do desenvolvimento de ações que visem ao controle e à proteção das populações animais e respectivo impacto ao Meio Ambiente.  "Além disso, a legislação determina que o Serviço de Vigilância Sanitária e Ambiental realize ações que integrem a promoção, proteção e recuperação da Saúde Pública, com vistas a eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde pública e ambiental", destacou.

Telefone 0800

No ofício encaminhado ao Executivo, Frankini pede também a disponibilização de um telefone 0800 para o DVA. "Assim, o cidadão poderá solicitar o serviço sempre que precisar, dando mais agilidade ao atendimento e proporcionado maior proteção aos animais e às necessidades da população", defendeu o parlamentar.