Figueiró pede Plano Diretor Rural para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Figueiró aprovou requerimento para que a casa entre em contato com o Ministério da Agricultura visando que este forneça subsídios e estrutura para que o município possa ter seu Plano Diretor Rural. Conforme Figueiró esta ação deve valorizar a área rural do território cachoeirense e facilitar para que o município busque investidores do agronegócio.

Conforme o vereador a possibilidade de realizar este estudo foi levantada pelo secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimeto - MAPA, o cachoeirense Caio Rocha. A ação consiste em realizar levantamento da qualidade de toda a zona rural para verificar exatamente qual terreno se adapta melhor as culturas agrícolas. O estudo analisa a geografia, o tipo de solo e outras características das diversas regiões do município visando a classificação das áreas e  facilitando a produção dos vários tipos de plantio. Caio salientou para o vereador que o município vizinho de Santa Maria está realizando este estudo juntamente com o MAPA, visando atrair mais investidores para a cidade universitária.

Para o vereador seria muito importante realizar esta classificação das áreas em Cachoeira: “A elaboração do plano diretor rural vai facilitar que se busque grandes investidores no agronegócio para o município. Com o estudo,o poder público e os donos das propriedades privadas poderão ofertar áreas para venda dando certeza do que é ideal plantar em cada espaço. Será possível certificar se a terra é favorável a soja, ao arroz, a fruticultura, as nozes, as olivas ou outro tipo de plantio. O relevo e a quantidade de mananciais também são outras informação que podem ser certificadas pelo Plano Diretor Rural. O melhor de tudo é que o MAPA, que conta com a forte influência do cachoeirense Caio Rocha, auxilia o município nesta ação. Certamente buscar este investimento é fundamental para a cidade”.

Na Sessão de segunda o vereador aprovou por unanimidade dos vereadores requerimento solicitando que o Ministério da Agricultura coloque Cachoeira entre os municípios onde a união poderá fazer convênios para realizar o estudo do Plano Diretor Rural. Em breve Figueiró pretende ter nova reunião com o Secretário Executivo do MAPA para tratar especificamente deste assunto.