Professores municipais e estaduais fazem reivindicações na Tribuna Popular

A presidente do Siprom (Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul), Elaine Netto, e a diretora do 4º núcleo do CPERS (Centro dos Professores do Estado do RS), Gleci Hoffmann ocuparam a Tribuna Popular da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (22), para exigir melhorias para a classe. Na oportunidade, as representantes dos professores registraram a insatisfação com o não pagamento do piso do magistério tanto em nível municipal quanto estadual. "Esse é o principal motivo para a categoria deflagrar movimento nos dias 23, 24 e 25 de abril, tendo ainda como motivo o ACE, o Acordo Coletivo Especial, anteprojeto de Lei que deverá ser enviado em breve para votação no Congresso Nacional. Esse é um dos maiores ataques aos trabalhadores no último período, e, se aprovado, representará um futuro de retrocesso e precarização das condições de trabalho no Brasil, pois legalizará acordos que permitirão a divisão de férias em mais de dois períodos, o pagamento parcelado do 13º até mesmo em parcelas mensais, aumento do período para aposentadoria, por exemplo", disse Elaine.

As professoras também defenderam a hora-atividade para 1/3 da jornada. "Hoje os nossos professores, além de não receberem um salário digno e compatível com suas funções, acumulam muito trabalho, pois não existe um horário disponível necessário ao planejamento", explicou a presidente do Siprom.

A diretora do CPERS destacou a precariedade de condições nas escolas. Gleci afirmou que visitou, nas duas últimas semanas, mais de 50 escolas em Cachoeira do Sul e nos 14 outros municípios que o 4º Núcleo do Sindicato atende. "Há falta de professores, os professores e os funcionários estão sobrecarregados, a estrutura física está extremamente deficitária".

Por fim, as líderes dos sindicatos pediram apoio e compreensão da comunidade cachoeirense e dos parlamentares. "Esse é um momento histórico de nível que será a marca de um novo tempo em que cada um vai mostrar que quer uma educação melhor, com respeito e oportunidade a todos. É hora de mudar a vida de milhares de pessoas, é o momento de dizer ‘sim, estamos juntos'. Vamos mostrar que cachoeira do Sul pode dar certo com educação pública de qualidade. Quando todos apoiam a mesma ideia, ela vira um ideal. Está na hora de dizer ‘educação pública, eu apoio'", finalizou Elaine Netto.