Figueiró cobra mais atenção da Prefeitura ao Conselho Tutelar

Na ultima Sessão da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Figueiró discursou sobre visita que fez ao Conselho Tutelar da cidade. Figueiró esteve na entidade para parabenizar as Conselheiras pela passagem do seu dia. No entanto o vereador se preocupou com as péssimas condições de trabalho que as titulares estão submetidas.

Conforme Figueiró, ao chegar na sede do Conselho, na Praça da Dr. Baltazar de Bem, nenhuma Conselheira encontrava-se no local, pois este estava sendo pintado no horário de expediente.  As titulares estavam no prédio da STAS, na sala do Comdica. Sobre isto o vereador salientou: “Hora, concordo que o local de trabalho das Conselheiras Tutelares tem que estar em boas condições. Mas a prefeitura não tem que pintar a sede logo no horário do expediente. Se existe um local do município onde é necessário pagar hora extra para dar manutenção é no Conselho Tutelar. Imagine uma mãe levar uma denuncia para uma das conselheiras e chegando lá só encontra os pintores. O Conselho Tutelar precisa dar atendimento imediato as nossas crianças e por isto a prefeitura tem que investir para que ele funcione plenamente”. Figueiró também questiona o local do prédio, em praça aberta, nada discreto, o que pode inibir as pessoas de fazerem denuncias para não se exporem.

Depois de muito procurar na STAS, e finalmente encontrar a sala do COMDICA, o vereador recebeu mais denuncias das conselheiras, que reclamaram da falta de carro para atender as ocorrências. “Quando encontrei as conselheiras, fazia pouco tempo que estas haviam recebido uma denúncia de maus tratos, vinda de um bairro distante. Elas simplesmente não tinham como atender, pois não havia carro para ser colocado a sua disposição. O quer se faz nesta hora? Pede-se para o agressor esperar até que tenham carro? Se a prefeitura não pode emprestar uma das suas dezenas de automóveis para atender o Conselho Tutelar então pedirei que a Câmara encontre uma forma de liberar seu veículo para auxiliar nas situações de emergência. O que não pode é nossas crianças serem agredidas por falta de atendimento da prefeitura ao Conselho. “

Em cima do que percebeu o parlamentar aprovou por unanimidade várias indicações pedindo que a Prefeitura forneça condições de deslocamento as Conselheiras e um local apropriado para que desenvolvam suas atividades. “O Trabalho que as meninas do Conselho realizam é grandioso, esforçado e necessário. Não podem ser sonegadas pela prefeitura jamais, pois acodem crianças na hora mais necessitada. Por vezes, parece que o setor não ganha a estrutura por que as conselheiras são eleitas e não seguem a mesma orientação política do governo, mas não posso acreditar nisto. Justamente por serem eleitas elas deveriam receber atenção maior ainda”, finaliza o vereador.