Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Na Tribuna Popular, Júlio Mahfus comemora conquista do curso de Agronomia: “Chega de perder”

Representante do coletivo Pró-Agronomia, o professor Júlio Mahfus ocupou a Tribuna Popular da Sessão Plenária desta segunda-feira (13) para falar sobre a aprovação do curso de Agronomia para a unidade de Cachoeira do Sul da Uergs. Mahfus definiu a conquista realizada na última quinta-feira (9) como "um momento histórico". "Não ganhamos apenas o direito de oferecer o curso de agronomia, ganhamos também o direito de sonhar com uma universidade estadual mais forte".

Durante seu discurso, Júlio fez um agradecimento especial à Câmara de Vereadores, ressaltando a importância do apoio recebido da Casa e dos parlamentares no processo. "A Câmara foi protagonista nessa vitória. Foi através do Legislativo que conseguimos um veículo para transportar os integrantes do coletivo Pró-Agronomia e a comunidade participante até a Assembleia, em Porto Alegre. Além disso, também foi responsável pela confecção dos materiais gráficos usados na divulgação da causa", ressaltou.

O professor ainda deu destaque aos jornais e às rádios da cidade, que cederam um amplo espaço durante toda a trajetória que envolveu a luta pelo curso. "Os meios de comunicação foram nossos parceiros", disse. Para Mahfus, a importante mobilização da comunidade foi resultado do papel fundamental desenvolvido pela imprensa. "Não seria suficiente apenas o apoio da reitoria da universidade, precisávamos também mobilizar os cachoeirenses".

Júlio lembrou também dos estudantes e dos professores da unidade que se engajaram na luta e cederam algumas de suas aulas para debater pontos e detalhes específicos, demonstrando, assim, interesse e cooperação. "Com todo o apoio que recebemos, conseguimos alcançar o nosso objetivo. Traremos para Cachoeira o saber e a pesquisa. Mas, antes de tudo, estamos trazendo a vida e a jovialidade de nossos alunos que, juntamente com a experiência, nos permitirá sonhar com um progresso sustentável no interior do município", disse, finalizando: "Chega de perder, viva a república de Cachoeira".