Vereadores querem esclarecimentos sobre aplicação da taxa de iluminação pública

Os frequentes problemas relacionados à iluminação pública foram, mais uma vez, lembrados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores.  Após inúmeros documentos solicitando melhorias em vias e logradouros específicos sem retorno por parte do Executivo, os vereadores Edson Richa (PP), Marcelinho Martins (PP) e Luiz Zimmer (PSB) apresentaram, nesta semana, pedidos de informações à Prefeitura requerendo dados sobre a aplicação dos recursos oriundos do serviço.

O documento enviado por Zimmer pergunta como e onde são aplicados os valores arrecadados através da taxa de iluminação pública. “Pagamos essa taxa para termos as ruas iluminadas, mas não vemos esse resultado. Todos as semanas, eu e meus colegas vereadores encaminhamos inúmeros pedidos indicando ruas sem manutenção em vários trechos”, disse.

Já os vereadores Richa e Marcelinho querem saber se a Prefeitura mantém o Fundo Municipal de Iluminação Pública, conforme determina a Lei Municipal nº 3.391/2002. Em caso positivo, os vereadores questionam qual o valor arrecadado no Fundo. “Queremos saber, também, quanto o Executivo arrecada e paga para a iluminação de vias e bens públicos. A diferença desses valores tem que ir pro Fundo, para que seja providenciada a compra de lâmpadas, reatores, enfim aquilo que é necessário para uma iluminação pública de qualidade. Porém, foi me passada a informação que esse recurso não vem para a Prefeitura e, sim, fica para amortecer uma dívida histórica com a AES Sul. Se assim for, infelizmente, vamos ter que tomar algumas medidas”, anunciou Richa.