Lideranças de Cachoeira reúnem-se com reitor da Uergs para pedir curso de agronomia no município

O reitor da Uergs, Fernando Guaragna Martins, recebeu na manhã desta quarta-feira (10) uma comitiva cachoeirense formada pela Comissão Especial da Câmara, pelo secretário Geral de Governo, Eliseu Machado, pelos coordenadores da unidade da Uergs Cachoeira e pelos representantes do coletivo pró-Agronomia, Valdemar Hersbtrith e Julio Mahfus. Pela Câmara de vereadores estiveram presentes Vinícius Cornelli (PT), Augusto Cesar (PP), Daniel Tarasconi (PMDB), Cleber Cardoso (PDT) e Marcelo Figueiró (PMDB). O reitor afirmou aos presentes que não pode dar garantias, mas aposta que neste ano a abertura do curso superior de Agronomia no município de Cachoeira será aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe).

Na reunião, os representantes do município primeiramente apresentaram um breve histórico sobre a evolução do projeto pedagógico para criação do curso de Agronomia, cujo embrião surgiu em Cachoeira do Sul. Posteriormente, as lideranças locais expuseram os motivos pelos quais a cidade merece receber o curso e as vantagens que o projeto cachoeirense oferece.

O reitor disse à comitiva que há mais municípios interessados no curso, mas assegurou que neste ano será favorável ao pleito da Uergs Cachoeira. "A expansão é necessária, contudo as dificuldades financeiras da instituição não permitem o funcionamento de mais cursos de Agronomia no Estado. A Uergs é um patrimônio dos gaúchos, mas enquanto o governo do Estado preferir investir nas universidades ditas comunitárias, é complicado abrirmos cursos novos e depois não termos professores para oferecer aos alunos matriculados".

A comitiva cachoeirense saiu satisfeita do encontro na medida em que o reitor não apenas se comprometeu em defender a criação do curso de Agronomia em Cachoeira, como também disse acreditar que a proposta seja aprovada. "Não posso garantir, porque a decisão é do conselho, mas a proposta de Cachoeira está bem estruturada e acredito que deverá ser aprovada", pondera o reitor.

Os coordenadores da unidade cachoeirense da Uergs têm pressa em aprovar a criação do curso ainda no primeiro semestre deste ano, para que no ano de 2014 as vagas também possam ser preenchidas através do programa Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação.

Orçamento

Na opinião do reitor, o momento não é de pressão interna sobre os pró-reitores que votam no Conselho, e sim de pressão política por parte dos deputados estaduais para que seja regulamentada uma emenda na Constituição Estadual que prevê a destinação de 0,5% do orçamento do estado para a Uergs. Esta emenda já passou pela Assembleia e caso seja regulamentada pelo governador deverá render cerca de R$ 80 milhões para a Universidade Estadual. "Santa Catarina destina R$150 milhões para a sua universidade estadual, o Paraná R$ 1,5 bilhões. Nosso orçamento passou de R$ 25 para R$ 41 milhões, mas ainda é muito pouco", afirma o reitor da instituição.

Apoio a Cachoeira

O deputado Marlon Santos foi convidado pelo vereador Cleber e enviou o seu chefe de gabinete para representá-lo. Na ocasião Antônio Vilson afirmou que irá mobilizar o deputado cachoeirense para defender na Assembleia o incremento do orçamento da universidade.

O vereador Vinícius Cornelli também buscou o apoio dos deputados Altemir Tortelli e Cassiá Carpes, os quais
assinaram requerimento para que a Assembleia gaúcha discuta em Audiência Pública a criação do curso de Agronomia em Cachoeira. Tarasconi, por sua vez, disse que tem audiência agendada com o deputado Giovani Feltes para a próxima semana e irá acioná-lo para engajar-se nesta luta. Da mesma forma, o vereador Augusto Cesar afirmou que irá contatar a bancada progressista gaúcha para somar na mobilização.

Vantagens do projeto cachoeirense

- Área nobre de 75 hectares no distrito de Ferreira para estação experimental no seio da agricultura familiar do município, que é um dos focos do curso, junto com a agroecologia;

- O trabalho junto aos lindeiros para elaboração do memorial descritivo necessário a desapropriação desta área a ser doada já está pronto;

- Possibilidade de convênio com a Escola Técnica em Agropecuária Nossa Senhora da Conceição;

- Projeto pedagógico amadurecido e bem estruturado com maquinário agrícola e laboratório técnico;

- Existência na unidade do curso de Administração Rural que possui afinidades na mesma área;

- A principal concorrente que é o município de Vacaria já conta com um curso de Agronomia particular mantido pela Universidade de Caxias do Sul, e municípios catarinenses próximos de Vacaria, como Lajes também já possuem o curso, enquanto que na região de Cachoeira vários outros municípios gaúchos serão beneficiados, como Rio Pardo, Candelária, Novo Cabrais, Cerro Branco, Paraíso, Agudo, Vale do Sol, Santa Cruz, Venâncio Aires e Lajeado, inclusive.

- A Uergs Cachoeira conta agora com mais três professores;

- Histórica tradição agrícola do município;

- As autoridades públicas e a sociedade cachoeirense estão mobilizadas.