Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Em Brasilia, Cleber busca investimentos para Cachoeira

Em Brasilia, Cleber busca investimentos para Cachoeira

O vereador Cleber Cardoso (PDT) esteve em Brasília, nesta quarta-feira (10), buscando recursos para beneficiar Cachoeira. Ainda pela manhã, o parlamentar esteve com o diretor da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Alziro Alexandre Gomes, para tratar da questão do kit que vai contribuir nos trabalhos de prevenção, salvamento ou registro de estragos em função de fenômenos climáticos. Na ocasião, o diretor informou ao parlamentar que Cachoeira do Sul é um dos 821 municípios contemplados no programa de Fortalecimento das Defesas Civis Locais. "Até o próximo ano, Cachoeira vai receber um veículo de tração 4 x 4, computadores, equipamentos para logística, entre outros aparelhos necessários para qualificar a Defesa Civil da nossa cidade. Agora teremos um município mais estruturado quando ocorrer possíveis fenômenos climáticos", comemorou Cleber.

Pedido de Informação

Em março deste ano, o parlamentar havia enviado ao Executivo o pedido de informações nº 100/2013, solicitando esclarecimentos quanto à organização dos documentos requeridos no edital do Programa. "Até aquele momento, o governo municipal não havia encaminhado o pedido de inclusão no programa. Felizmente foi prorrogado o prazo e conseguimos ser contemplados", lembrou.

Programa

O programa de Fortalecimento das Defesas Civis Locais busca atender ao objetivo do Plano Plurianual 2012 - 2015 do Governo Federal de induzir a atuação em rede dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em apoio às ações de Defesa Civil, em âmbito nacional e internacional, visando à prevenção de desastres. "É no município que os desastres acontecem e infelizmente, muitas vezes, a ajuda estadual ou federal demora a chegar. Por isso, a importância de Cachoeira do Sul ter um órgão com estrutura mínima de pessoal e equipamentos preparados para atender as demandas da nossa comunidade. A Defesa Civil normalmente só é lembrada nos momentos de socorro, mas é ela a responsável, também, por ações preventivas, como mapeamento de risco, conscientização, plano de contingência, treinamento da população", disse Cleber.

Ponte e Sinaleira

Também em Brasília, Cleber protocolou no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e no Ministério dos Transportes um documento cobrando uma sinaleira na Marcelo Gama, nas proximidades da passarela do Bairro Fátima, e melhorias efetivas na Ponte do Fandango.

À tarde, Cleber participou de reunião com representantes do DNIT e com uma comitiva de Cachoeira do Sul. No encontro, o vereador apresentou as fotos e filmagens realizadas na última sexta-feira (5), que registram o pedido da comunidade e a precariedade da passarela e da Ponte. Na referida data, foi promovido um protesto pelo vereador, reunindo comunidade, representantes do Executivo e Legislativo de Cachoeira, para pedir melhorias na infraestrutura da Ponte do Fandango e ações que garantam a segurança de quem passa diariamente pela Marcelo Gama. Os manifestantes interromperam o trânsito por cerca de 30 minutos como forma de chamar a atenção para a causa.

Na reunião, ficou acertada a abertura de um processo licitatório ainda este ano para a reforma da Ponte do Fandango. "Apesar de o projeto de restruturação da Ponte existir já hábastante tempo, ele está parado. Viemos aqui pressionar para que autoridades responsáveis deem andamento a essa obra fundamental para nossa cidade", disse Cleber. "Com muita alegria, voltamos para Cachoeira com essa resposta. Após essa reforma teremos uma nova Ponte. A estrutura ficará de dois a três meses interditada, o que nos forçará a medidas emergenciais no trânsito. Mas sem duvida, o resultado vai compensar essa dificuldade transitória", destacou.

Quanto à sinaleira, o DNIT afirmou que processos burocráticos dificultam a instalação. Tendo em vista que o trâmite é facilitado quando realizado a partir da prefeitura e não pelo órgão federal, o prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, presente no encontro, assumiu a responsabilidade de fazer o investimento, após o documento de autorização do DNIT.

Trânsito

O vereador também aproveitou para buscar recursos juntamente com o deputado Federal Viera da Cunha (PDT). "Vim pedir ao deputado uma emenda parlamentar para que possamos melhorar o nosso trânsito, como ciclovia e instalação de sinaleiras", destacou.