Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Meio ambiente e infraestrutura: Cleber pede solução para problemas enfrentados em Cachoeira do Sul

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (10), o vereador Cleber Cardoso (PDT) defendeu dois assuntos que tem gerado transtornos à Cachoeira do Sul. Primeiramente, o parlamentar propôs que a Prefeitura estude a possibilidade de efetuar o corte das tipuanas localizadas no centro da cidade. "É um problema antigo e que teima em ser presente. Apesar de nenhuma queda ter causado dano físico, outras podem tombar. Por isso, sugiro uma ação realizada com base em levantamentos técnicos pela Secretaria do Meio Ambiente. Não podemos lembrar esse problema só o galho que cai em cima de carro, o trânsito para ou fios de luz arrebentam", defendeu.

Retirada das tipuanas e recolocação de novas árvores

O parlamentar também sugeriu que a cada retirada de uma tipuana sejam plantadas outras plantas em substituição. "Ninguém está propondo que se tirem as árvores e não se coloque outra. Ao contrário, a cada árvore que se tirar daqui da praça tem que se plantar mais 50 pela cidade", disse, complementando: "Mas precisamos ter uma organização, precisamos colocar outras árvores que possam dar uma melhor condição visual e que não gerem os transtornos que enfrentamos hoje. A gente está com o problema das tipuanas há mais de 50 anos aqui. Espero que não seja necessário em continuar com elas e resolver só depois que ocorrer algum problema maior, como ferir um cidadão ou causar um grande prejuízo material".

Empresas locais

Outra questão levantada pelo vereador na tribuna foi a falta de incentivo para o desenvolvimento das empresas com sede em Cachoeira do Sul. "Estive essa semana em uma importante empresa do município, que gera mais de cem empregos para a cidade, com a sua entrada completamente precária. A situação não é resolvida pois o DNIT alega que é responsabilidade da Prefeitura, que, por sua vez, repassa para o primeiro. Enfim, a mesma ladainha que vivemos com a Ponte do Fandango, a sinaleira do Bairro Fátima e a volta da Charqueada. Um joga para outro e fica por isso mesmo", relatou Cleber.

Para o parlamentar, é fundamental atrair novas empresas e indústrias para o município mas deve-se,  também, fomentar as já instaladas na cidade. "São essas que geram emprego e dinheiro para Cachoeira. Depois nós vamos pedir o valor para calçar rua ou tapar buraco. Mas cadê a atenção do Executivo?", questionou Cleber.  Nesse sentido, o vereador apresentou, na Sessão Ordinária desta semana, um Pedido de Informações à Prefeitura, questionando que tipo de apoio o Executivo tem disponibilizado para as empresas que estão investindo em nossa cidade e se o governo tem dado prioridade para a infraestrutura que beneficie o desenvolvimento de Cachoeira.

Solução

Para evitar uma grande demora na liberação de recursos para o asfaltamento dos acessos, Cleber indicou uma medida mais simples. "Bastam duas ou três cargas de brita e um rolo compressor. O problema é tão sério que essa medida já seria de grande valia".