Um “Novo Rural” para Cachoeira do Sul: Vinicius traça linhas para o desenvolvimento do município

Ao usar a tribuna nesta semana, o vereador Vinicius Cornelli (PT) aprofundou o tema do desenvolvimento rural. Citando o texto "Um Novo Rural" do pós-doutor em economia rural, José Graziano da Silva, o parlamentar abordou as profundas mudanças que o meio rural vem passado após os anos 70 com a Revolução Verde, que tecnificou o trabalho no campo, industrializando a produção primária, criando novas divisões do trabalho na unidade familiar e transformando o espaço rural também em espaço de lazer. Em seu pronunciamento, o vereador também destacou a importância de entidades como a Emater, que tem atuado na assistência técnica e extensão rural neste novo paradigma de trabalho/família, através da orientação e capacitação do homem e mulher do campo.

Cornelli ressaltou a implementação dos modais logísticos rodo-ferro-hidroviários para promover o avanço de Cachoeira do Sul. "Os governos Tarso e Dilma têm um olhar diferenciado para nossa cidade, como nunca antes teve de um governador ou de um presidente. Cachoeira do Sul começa a se colocar agora no centro do desenvolvimento do Estado. Com a dragagem do porto, que começará no segundo semestre deste ano, e os mais de R$ 25 milhões que o governo do Estado irá investir na área industrial do porto da cidade, certamente estaremos atraindo novas indústrias para o nosso município", disse o vereador.

Encontros

Para aprofundar o debate, Cornelli anunciou que no dia 11 de abril, na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, será realizada uma reunião com todas as associações do meio rural do município e no dia 16 de abril acontecerá o Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural, que contará com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, e do secretário estadual de Desenvolvimento Rural Cooperativismo e Pesca Ivar Pavan.