Augusto e Richa defendem perdão dos juros em carnês de IPTU emitidos com erro

Na semana passada, os vereadores Augusto Cesar e Edson Richa foram procurados por proprietários de imóveis reclamando de uma cobrança injusta de IPTU por parte da Prefeitura. Segundo o que foi narrado aos parlamentares, o Poder Executivo equivocou-se ao deixar de lançar o valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), lançando apenas o valor das taxas nos carnês de aproximadamente três mil proprietários de imóveis no município, referentes ao exercício de 2012.

E, para surpresa dos contribuintes, agora, o município está cobrando juros e correção monetária destes valores. Revoltados, os contribuintes atingidos pela medida foram buscar o amparo dos vereadores, considerando injusta a cobrança, já que, no caso, o equívoco foi provocado exclusivamente por culpa da Administração, que foi a emitente dos carnês.

No entendimento de Augusto e Richa foi de que numa situação como esta a cobrança seria inadequada. “Claro que o município precisa arrecadar para poder investir na cidade, mas nesse caso achamos que cabe o perdão dos juros e até um reparcelamento”, avalia o vereador Augusto Cesar.

Negociação

Assim, em conjunto, os dois vereadores encaminharam pedido ao prefeito Neiron Viegas para que desista de cobrar os encargos financeiros decorrentes da mora, e chame os proprietários para uma negociação apenas dos valores originais do IPTU.