Pais pedem solução para tratamento de crianças autistas em reunião na Câmara

26/10/2023

Pais de autistas e autoridades municipais participaram na tarde desta quinta-feira, 26, de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Durante o evento, que foi aberto ao público, foi discutida a dificuldade que pais de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) têm para se deslocarem até Caçapava do Sul para ter atendimento especializado.

A reunião foi solicitada pelo vereador Antonio da Saúde. “Chegou ao meu conhecimento por alguns pais de crianças autistas que teriam quatro vagas de atendimentos pela Apae e que algumas crianças estariam sendo deslocadas para Caçapava”, disse o vereador. Segundo o vereador, ele solicitou a reunião para discutir esta situação com todas as partes envolvidas buscando “uma solução para que se aumente o número de atendimento para essas crianças autistas dentro do município.”

Os pais presentes reclamaram do deslocamento até o município vizinho e como isso prejudica a vida das crianças, que sofrem com exaustão e crises, além da falta de profissionais qualificados nos atendimentos. Alguns manifestantes espalharam caixas vazias de remédios no chão do plenário e na Mesa. Ao fim da reunião, os manifestantes recolheram todas as caixas.

A prefeita Angela Schuh também participou do evento. “É bom ver o nosso Poder Legislativo envolvido nessas questões que são tão preocupantes”, disse a prefeita. Angela destacou a dificuldade da prefeitura na questão: “não é fácil para um município como o nosso, que é um município que não é rico, e vocês sabem a luta que a gente tem para oferecer um serviço de qualidade”. A prefeita pediu também aos vereadores mais emendas impositivas para a beneficiar a causa dos autistas.

O vereador Azevedo pediu para que a prefeitura crie e envie para a Câmara o quanto antes um projeto para a criação de um centro para atendimento aos autistas. Ele anunciou também que vai destinar R$ 100 mil em Emenda Impositiva pessoal para a criação desse centro. Participaram também da reunião da Comissão, o secretário municipal da Saúde, Paulo Gonçalves, o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, a Secretária Municipal de Educação, Solanje Lemes Louzada, e a Presidente da AMA, Bruna Azevedo.