Conselho Municipal de Assistência Social pede a participação da comunidade na 9ª Conferência

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (29), a Tribuna Popular foi ocupada por Sérgio Augusto Ramos dos Santos Jr., presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. O representante da entidade falou sobre o evento que será realizado na próxima quinta-feira (1º), a partir das 20h, na sede da Associação dos Contabilistas, em Cachoeira do Sul.

Segundo Sérgio, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social visa a avaliar a política nacional e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). "A convenção possibilita que o Estado e a sociedade civil possam debater posições e propostas, celebrando acordos e, conjuntamente, tomando decisões em espaços públicos, onde a população é a protagonista desses espaços", explica.

Debates

O tema central da conferência será "Gestão e Comportamento para Efetivação do Sistema Único de Assistência Social". Os debates serão divididos em seis tópicos relacionados ao assunto principal, em que se discutirá o financiamento obrigatório da assistência social, gestão do SUS, gestão do trabalho, gestão de serviços, programas e projetos, gestão dos benefícios do SUS e regionalização. "No encontro, buscaremos avançar as discussões, apontar as demandas e propor melhorias, avaliando o que está sendo realizado e propor novas medidas, para que a política e a assistência social possam progredir para melhor entender as necessidades e direitos dos usuários dessa política pública", finalizou.