Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Câmara integra debate sobre a Ferrovia Norte-Sul em Audiência Pública

Câmara integra debate sobre a Ferrovia Norte-Sul em Audiência Pública

Os vereadores Luis Paixão (PP), Vinícius Cornelli (PT), Frankini (PT), Tarasconi (PMDB), Augusto Cesar (PP), Marcelinho da Empresa (PP) e Cleber Cardoso (PDT) participaram, nesta quarta-feira (17), da Audiência Pública que tratou sobre a Ferrovia Norte-Sul, promovido pela Comissão de Serviços Públicos da Assembleia, na Câmara de Vereadores. O evento também contou com a participação de demais representantes dos municípios de Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Santa Cruz do Sul, Soledade e do governo do Estado.

O encontro serviu para mobilizar a região em prol do traçado por Cachoeira e definir ações para a concretização do projeto que beneficia o município. A discussão será continuada no dia 12 de abril, quando haverá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutir a implementação da Ferrovia, com a participação da Frente Parlamentar do Congresso Nacional que analisa o assunto, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e conselhos de desenvolvimento regionais interessados no modal ferroviário. Representantes da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul também irão a Porto Alegre participar do evento para fortalecer o apoio ao traçado da ferrovia pelo município.

Encaminhamentos

Após a Audiência, o deputado Altemir Tortelli, que presidiu a reunião, apresentou as conclusões do debate. Dentre elas destacam-se dialogar com os governos federal e estadual, articular a ferrovia com a intermodalidade de transportes, promover ação conjunta entre as regiões envolvidas no processo, cobrar um posicionamento do governo do Estado quanto ao traçado e estabelecer prazos para implementação da viabilidade econômica e ambiental da Ferrovia Norte-Sul, de modo a dar celeridade à sua instalação no Rio Grande do Sul.