Augusto Cesar intermedeia com deputado José Otávio emenda de R$ 500 mil para o curso de Agronomia

Após inúmeras reuniões, debates, viagens e muita mobilização, os cachoeirenses podem, enfim, comemorar a abertura do curso superior em Agronomia, na unidade Cachoeira do Sul da Uergs. Visando à realização das melhorias necessárias na estação agronômica e à montagem dos laboratórios do curso, o vereador Augusto Cesar (PP), membro da Comissão Especial Pró-Agronomia da Câmara, agiu rápido. Orientado pelo professor Júlio Mahfus, entrou em contato com o gabinete do deputado federal José Otávio Germano e conseguiu emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a graduação, que deverá iniciar já no primeiro semestre de 2014.

A confirmação da notícia do recurso foi recebida por Augusto Cesar, já no final da tarde de ontem, tão logo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) aprovou a criação do bacharelado, na presença de uma comitiva formada por alunos, professores, entidades e pela Comissão Especial da Câmara.

O projeto encaminhado pela Uergs/Cachoeira reuniu todos os elementos necessários e foi considerado exemplar pelos conselheiros, tendo sido aprovado sem restrições. O único óbice apontado, entretanto, foi a questão financeira. Durante a reunião do Conepe, o Pró-Reitor de Administração, Vilmar Antônio Boff, sugeriu que a criação do curso ficasse condicionada à implementação do Projeto de Lei aprovado pela Assembleia gaúcha que prevê a destinação de 0,5% do orçamento do Estado para a universidade estadual. Na prática isto representaria uma elevação de mais de R$ 60 milhões no orçamento da Uergs, que hoje é de R$ 41 milhões, contudo os conselheiros não acataram ao encaminhamento.

Recursos

Desde o início da articulação do projeto da Agronomia, a questão financeira era levantada como possível empecilho para a sua concretização. De acordo com os conselheiros, só existem três caminhos para o aporte de recursos para a Uergs: melhoria do orçamento, Processo de Participação Popular (PPP) e a destinação de emendas parlamentares.

De posse da informação, o vereador Augusto Cesar pediu o auxílio do deputado federal José Otávio Germano para garantir o recurso. "A luta pela Agronomia começou lá em 2010, envolvendo diversos atores. Fico feliz de ter participado desta conquista, que é de todos os cachoeirenses, e agradeço ao deputado José Otávio pela sua sensibilidade. Nas horas em que a cidade mais precisa, ele sempre está lá para estender a mão", comemorou o vereador.

Vagas

Quem quiser se habilitar para concorrer às vagas no curso de Agronomia na Uergs Cachoeira do Sul, deverá ficar atento aos prazos para inscrição na prova do Enem, pois a única forma de ingresso é através do Sisu. São 40 vagas em turno integral e 40 vagas no turno da noite.

O que é o SISU

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).