Cooperativismo: Vereador Homero Tatsch quer frente parlamentar para promover o sistema no município

O vereador Homero Tatsch (PSDB) participou do Seminário das Frencoops (Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo), realizado em São Sepé, na última sexta (7). O encontro busca promover as ideias cooperativistas de forma integrada às Câmaras de Vereadores. O parlamentar foi ao evento a convite da Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul), que defende a instalação de frentes parlamentares de apoio ao cooperativismo nos Legislativos municipais para desenvolver as potencialidades do sistema. "Estamos aguardando a Câmara de Cachoeira do Sul alterar o seu Regimento Interno de forma a incluir a constituição de frentes parlamentares. Hoje contamos apenas com as Comissões Especiais para lutar por um assunto específico, mas as comissões tem prazos mais limitados e ações menos amplas do que as frentes oportunizarão", disse Homero, que apresentou, na Sessão Plenária desta semana, uma indicação à Mesa Diretora da Câmara, requerendo prioridade da Casa na modificação desta questão do Regimento.

Presenças

O vereador Homero Tatsch participou dos debates ao lado do presidente da Ocergs, Vergílio Perius, e do presidente da Uvergs (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul), Silomar Garcia Vieira.

Seminário

O Seminário das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo é promovido pela Uvergs e pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. De março a julho deste ano, cinco municípios receberão o ciclo de palestras. Três já foram realizados: em Não-Me-Toque, em Santa Rosa e em São Sepé. Os debates seguirão ainda para Farroupilha, em 28 de junho, e Porto Alegre, em 7 de julho.

O que é a Frencoop

A Frencoop, em conjunto com o Sistema Cooperativista, tem como objetivos principais promover o desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguir os princípios gerais do cooperativismo: democracia, justiça social, cidadania, ética, solidariedade, autonomia, preservação ambiental, qualidade e produtividade, profissionalismo e credibilidade; apoiar e participar das ações cooperativas na comunidade, promovendo a integração das entidades que visam o desenvolvimento e o fortalecimento do cooperativismo e associativismo no município; aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matéria de interesse do Cooperativismo Municipal, apoiando e agilizando projetos que visem o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo no município; fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam o desenvolvimento do Cooperativismo Municipal; e apoiar a integração entre cooperativas e entidades comunitárias relacionadas ao Cooperativismo.