Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Paixão e Mano Changes discutem medidas para promover saúde nas escolas

Paixão e Mano Changes discutem medidas para promover saúde nas escolas

O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Paixão (PP), recebeu na tarde desta sexta em seu gabinete o deputado estadual Mano Changes (PP). No encontro, os parlamentares discutiram medidas relacionadas à saúde pública nas escolas. Mano é autor de um projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa, que cria a Ficha Médica Escolar para alunos das escolas das redes pública e particular no Rio Grande do Sul. De acordo com proposta, caberá aos pais ou responsáveis fornecer as informações médicas necessárias para preenchimento da ficha médica do filho, como fotografia, nome completo, data de nascimento, tipo sanguíneo, vacinas tomadas e alergias.

Na oportunidade, Paixão passou ao deputado uma cópia da indicação de sua autoria em que sugere à Prefeitura e ao Governo do Estado a disponibilização de canecas individuais ou suporte com copos descartáveis nas escolas públicas. “O governo federal faz uma série de campanhas de prevenção a doenças como mononucleose, herpes e gripe A, que são transmitidas pela saliva. É um contrassenso, portanto, estimular que as crianças e os adolescentes compartilhem uma única caneca, pois se alguém estiver com alguma doença, ao beber a água e encostar a boca na borda do copo, automaticamente já está contaminando o utensílio”, destacou. “É uma questão de saúde pública, de prevenção, que por isso só já deve ser recebido com uma atenção especial. Além disso, devemos lembrar que o custo de um suporte com copos descartáveis é mínimo diante do gasto que o poder público tem com uma única internação de gripe A, por exemplo”, complementou.

O deputado mostrou interesse pela proposta do vereador e prometeu levar à discussão ao parlamento gaúcho. “É uma medida simples e eficaz que pode salvar vidas”, disse Mano.