Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / CDL entra na briga por câmeras de videomonitoramento através do Pronasci

CDL entra na briga por câmeras de videomonitoramento através do Pronasci

Na tarde de ontem o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Luis Paixão, esteve em visita à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ele foi recebido pelo presidente da entidade, o empresário Caco Salomão. Além de reforçar os laços de relacionamento entre as duas instituições, o presidente do Legislativo aproveitou para tentar sensibilizar a classe lojista sobre as vantagens da implantação de uma central de videomonitoramento em Cachoeira do Sul, ideia que foi bem recebida pelo comando lojista. Nos próximos dias Luis Paixão deverá buscar também o envolvimento do Sindilojas e da Cacisc nesta causa.

Paixão solicitou o apoio da CDL para a proposta de instalação de câmeras nas ruas principais da cidade. O parlamentar destacou a importância desta ferramenta para a promoção da segurança pública, dizendo que o avanço silencioso das retinas digitais vem ganhando maior credibilidade a cada dia, registrando os passos do cidadão comum e ajudando policiais e peritos a prevenir, combater, investigar e solucionar crimes.

No ano passado o vereador Luis Paixão (PP) apresentou indicação para que a Prefeitura procedesse ao seu cadastramento no projeto Território de Paz, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), para pleitear a implantação do sistema de câmeras. Sem ter obtido nenhum retorno do Executivo até o momento, na noite da última segunda-feira, o parlamentar encaminhou agora um pedido de informações ao novo prefeito para que este informe se já foram adotadas providências neste sentido. "Uma central de monitoramento em Cachoeira não apenas vai ajudar a prevenir os delitos em geral, mas também vai dar maior tranquilidade aos lojistas que são um dos segmentos mais atingidos pela onda de furtos", ponderou Paixão.

Salomão disse apoiar a iniciativa do videomonitoramento e, de antemão, disponibilizou a estrutura da entidade aos vereadores, no que for possível, para colaborar com os processos de discussão e decisão dos rumos do município. O dirigente ressaltou a importância da participação das entidades da cidade na articulação das políticas públicas e na solução das demandas. "Não queremos mais ser apenas ouvidos, queremos participar", afirmou o presidente da CDL.

FRUKI - Salomão ainda se prontificou a entrar em contato com a CDL de Lajeado para tentar auxiliar no planejamento de uma possível vinda da gigante dos refrigerantes para Cachoeira do Sul. "Nossa cidade é privilegiada pela ótima localização e devemos ter consciência que isso deve ser um fator preponderante para atrairmos empresas e indústrias", argumentou.