Reunião na Câmara vai discutir deslocamento de autistas para tratamento

19/10/2023

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas vai convidar a Prefeita em exercício, Angela Schuh, e outras autoridades do município e do Estado para discutir a dificuldade de deslocamento de crianças em tratamento do transtorno autista para consultas em Caçapava do Sul. A reunião, que ocorre no dia 26 de outubro, às 14h, atende uma indicação do vereador Antonio da Saúde.

Além da prefeita, serão convidados o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Gonçalves, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Anibal Vieira Machado, a futura Secretária Municipal de Educação, Solanje Lemes Louzada, um representante da 8ª Coordenadoria Estadual de Saúde, a Coordenadora do TEAcolhe, Daniela Von Rohr, a Presidente da AMA, Bruna Azevedo, e a Promotora de Justiça Débora Jaeger Becker.

Segundo Antonio, são disponibilizadas somente quatro vagas mensais para consulta na Apae de Caçapava via Gerenciamento de Consultas (Gercon) e 30 via Centro de Atendimento de Saúde (CAS) do programa TEAcolhe.

“Há uma reclamatória grande por parte dos pais destas crianças, uma vez que tal deslocamento acabaria prejudicando o tratamento das mesmas por causa do tempo de deslocamento e espera para o devido atendimento. Inclusive essa demora no atendimento estaria gerando custos com a alimentação às famílias devido ao horário das consultas”, diz o memorando do vereador.

O vereador ainda destaca que, em alguns casos, crianças tiverem crise devido à sobrecarga sensorial e a alteração de rotina, o que afetou o atendimento e a eficácia das terapias. Alguns pais também reclamaram da dificuldade de acompanhar os filhos, já que as consultas são em horário de trabalho.

Antonio sugere que a reunião discuta, também, aumentar o número de vagas para atendimento na própria cidade de Cachoeira do Sul.