Violência contra a mulher: Câmara prepara atividades do Agosto Lilás

03/08/2023

A Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul tem programação especial para o Agosto Lilás – mês da conscientização sobre a violência contra a mulher. A data foi criada em referência à Lei Maria da Penha que, em 2023, completa 17 anos.

“Este mês nós temos de novidade, além das atividades que nós vamos fazer, é que nós vamos protocolar um Projeto de Lei que se chama Parada Segura”, diz Telda. A vereadora explica que o projeto prevê que os motoristas do transporte coletivo municipal são obrigados a parar onde as passageiras pedirem, desde que não desvie do trajeto do ônibus. “É uma medida de segurança para as mulheres que trabalham à noite.”

A Procuradora da Mulher ainda destacou que a deputada estadual Stela Farias, primeira Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, foi convidada e vem ainda em agosto para uma palestra em Cachoeira do Sul, mas a data exata não está confirmada.

Confira a programação a seguir:

Dia 7/8: Manifestação da vereadora Telda Assis, Procuradora da Mulher na Câmara, no Pequeno Expediente da Sessão Ordinária, sobre a Lei Maria da Penha. Também na Sessão, a vereadora apresenta o Projeto de Lei Parada Segura – para mulheres no itinerário dos ônibus do transporte coletivo municipal.

Dia 17/8: Inauguração da exposição Itinerante sobre a Trajetória da Lei Maria da Penha da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, no Museu Municipal às 15h. A exposição fica aberta até o dia 31 e é realizada em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara.

Dia 31/8: Panfletagem da Procuradoria da Mulher com informações sobre formas de denunciar tipos de violência. Na Praça Honorato de Souza Santos, às 14h.