Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Figueiró quer Frentes Parlamentares na Câmara de Cachoeira do Sul

Figueiró quer Frentes Parlamentares na Câmara de Cachoeira do Sul

O vereador Marcelo Figueiró (PMDB) está empenhado em inserir na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul uma ferramenta que amplia a atuação legislativa, semelhante as já existentes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e na Câmara Federal. Neste sentido, apresentou o Projeto de Resolução visando incluir,  no Regimento Interno da Câmara de Vereadores, as Frentes Parlamentares, que indicarão as prioridades da Câmara em relação as demandas da comunidade.

A iniciativa do vereador vai permiti que todos os vereadores que quiserem participar das "Frentes" poderão fazê-lo, independente do partido que integrem, sendo que a única exigência é que elas possuam componentes de mais de um partido. "Diferente das Comissões Especiais, em que os integrantes participam por indicação partidária e, muitas vezes, por obrigação e geralmente ocorre de algum componente não ter identidade com o tema objeto da Comissão, na Frente Parlamentar só participarão os interessados no assunto", disse Figueiró.

Em sua fala na Tribuna, o vereador destacou que desde o início deste ano, a Câmara tem se preocupado com grandes questões. "Nós entramos na briga pela Ferrovia, pela hidrovia, UFSM, o curso de agronomia. Só que a Casa, infelizmente, não é instrumentalizada para que desenvolvamos esses vários temas. Qual é o instrumento que temos para discutir estas questões? As Comissões Especiais. Porém, só podem funcionar três Comissões, e cada uma delas com três vereadores. Assim nós nunca poderemos ter esta gama de temas trabalhados, simultaneamente, pela Casa", defendeu. Figueiró destacou, por isso, a ação do grupo. "O uso da Frente Parlamentar é uma forma desta Casa trabalhar a mais longo prazo. Sei que podemos abordar estas questões como vereador, mas, com a Frente Parlamentar, com um conjunto de vereadores de diversos partidos, elas podem ser muito melhor destacadas, qualificando e fortalecendo, também, os argumentos", finalizou.