Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Saúde: Cleber cobra a realização das cirurgias de laqueadura e vasectomia

Saúde: Cleber cobra a realização das cirurgias de laqueadura e vasectomia

Na Sessão Plenária desta segunda-feira (24), o vereador Cleber Cardoso (PDT) cobrou, novamente, uma ação mais efetiva do Executivo em uma questão que trata de saúde pública. Em razão da reclamação de ínéros cachoeirense que aguardam na fila para a cirurgia de laqueadura e vasectomia, o parlamentar havia encaminhado, no início de abril, um pedido de informações ao Executivo, questionando sobre os procedimentos realizados pelo município.

Segundo a resposta do Executivo, recebido pelo vereador na última semana, as laqueaduras vêm sendo realizadas, enquanto que as vasectomias não estão sendo autorizadas porque fazem parte das cirurgias ambulatoriais e a Prefeitura não possui contrato com nenhum prestador para efetuá-las. Segundo a Secretaria da Saúde, no ano de 2012 foram liberadas 50 laqueaduras e em 2013 24 procedimentos foram realizados. O ofício também informa que seis pacientes são chamados mensalmente para realizar a laqueadura tubária. Quanto à fila de espera, neste ano, 29 pessoas aguardam por esse procedimento, enquanto 43 esperam pela vasectomia.

Conforme o documento, pessoas que desejam efetuar a laqueadura devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde ou Estratégia de Saúde da Família para participar do "Grupo de Planejamento Familiar" e encaminhar o pedido para a cirurgia. No entanto, Cleber denuncia que, mesmo com a realização de todos os trâmites legais, não é garantida a cirurgia. "A comunidade está correndo atrás dos seus direitos e não os encontra. Lemos nos jornais pessoas dizendo que fizeram o pedido e o mesmo não foi encaminhado. Em um caso específico, três dias antes de ser realizada a cirurgia de cesariana, a paciente foi informada de que o procedimento de laqueadura deveria ter sido feito com antecedência. Meses antes, ela tentou efetuar o cadastro, mas o SUS não deu a devida importância", lamenta o vereador, afirmando que encaminhará o caso a Defensoria Pública.