Audiência pública debate políticas públicas para os animais

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (28), audiência pública para discutir a defesa e a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos dos animais em Cachoeira do Sul. Proposto pelo vereador Luis Paixão (PP), o debate foi presidido pelo vereador Marcelo Figueiró (PMDB). “O objetivo desse encontro é debater e colher sugestões para que possamos tomar decisões e atitudes referentes ao tema”, indicou Figueiró.

O vereador Luis Paixão foi o primeiro a se pronunciar. “É uma grande alegria poder estar debatendo esse assunto na noite de hoje. Alegria porque estamos em busca de soluções para uma questão que toca o coração de todos”, disse. A promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Especial de Cachoeira do Sul, Giani Saad, reforçou a importância da reunião. “Faz sete anos que estávamos esperando esse debate. Por isso, hoje é um dia feliz, apesar de tantas dificuldades. Está aí o cão sofrendo no colo da Waldívia para nos mostrar isso”, destacou, referindo-se ao animal resgatado pela vice-presidente da ACAPA pouco antes da audiência pública iniciar.

Iniciando os debates em busca de soluções para os problemas, o vereador Paixão falou sobre a posse responsável e a importância de realizar trabalhos juntos aos jovens. Na oportunidade, a promotora Giani falou sobre um projeto relacionado à questão. “Em 2008, conseguimos uma parceria com Estado e com a Secretaria Municipal para Inclusão nos currículos escolares da questão da posse responsável dos animais. Giani leu um documento do DVA que afirma que a estimativa de abandono em Cachoeira do Sul é de cerca de 13 mil e 500 animais. “De fato, a conscientização sobre posse responsável é fundamental”.

A secretária de Saúde, Marta Caminha, também fez questão de ressaltar que o tema é de extrema importância. “Todos seres vivos devem ter direito à vida com qualidade”, defendeu, indicando alguns projetos das secretarias municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente que trabalham a consciência cidadão em relação a outros cidadãos, coisas públicas e animais. “Mas sabemos que consciência não se muda da noite para o dia”, ponderou. O secretário do Meio Ambiente, Fernando Bernál, reforçou que o Governo tem uma política municipal de proteção animal. “E a posse responsável é a essência de nossas ações”.

A presidente da ACAPA (Associação Cachoeirense de Proteção Animal), Lúcia Severo, descreveu a situaçãoem que a associação e sua casa sem encontram hoje com os mais de 600 animais sob seus cuidados. “Já teve noite em que tive que dormir dentro do carro. Cresceu muito o número de abandonos em nossa cidade. Vivo pedindo por aí, sobrevivemos somente de doações”, disse. O secretário Bernál fez uma apresentação de como ficar o abrigo municipal para os animais, que irá cuidar dos animais abandonados. “O projeto já está em implantação. Nossa preocupação é de avançar com qualidade de tratamento”, afirmou. Para reduzir o índice de abandonos, Lúcia defendeu a chipagem dos animais. “Chipagem traz responsabilidade. A pessoa vai pensar duas vezes antes de abandonar”.

Buscando reduzir o número de animais abandonados no município, o prefeito Neiron Viegas, fez uma sugestão. “Cachoeira do Sul conta com cerca de quatro mil pequenas propriedades. Sabemos que os agricultores gostam muito de animais e dispõem de um espaço mais saudável. Por isso, proponho fazer um mutirão para doação de adoção no meio rural”.

Para o vereador Figueiró, a questão de recolhimento e cuidados dos animais abandonados também diz respeito à saúde pública. O parlamentar relatou casos em que pessoas entraram em contato com o DVA e o departamento solicitou que se dirigissem à ACAPA. “Isso não pode acontecer mais. Peço que a Prefeitura fiscalize essa ação”.

No encerramento da audiência, o presidente do encontro, Marcelo Figueiró, enfatizou a relevância do compartilhamento de informações entre os Poderes Executivo, Legislativo, ACAPA, MP, DVA. “Precisamos melhorar muito nossa forma de comunicação para que consigamos trabalhar junto e solucionar os problemas”.

Presenças

Participaram da audiência os secretários municipais de Educação, Maristela Almansa, e de Administração, Cristina Mór, a coordenadora do DVA, Angela Quadros, além dos vereadores Sérgio Frankini (PT), Homero Tatsch (PSDB), Edson Richa (PP), Marcelinho da Empresa (PP), Daniel Tarasconi (PMDB) e Augusto Cesar (PP).