Paixão sugere medida para evitar transmissão de doenças nas escolas

Preocupado com a transmissão de doenças através do compartilhamento de materiais entre os estudantes, o vereador Luis Paixão (PP) apresentou, na sessão plenária desta segunda (14), uma indicação aos governos estadual e municipal pedindo que sejam disponibilizadas canecas individuais ou suporte com copos descartáveis nas escolas. “Se alguém estiver com alguma doença, ao beber a água e encostar a boca na borda do copo ou caneca, automaticamente já está contaminando o utensílio”, explicou o parlamentar, que também atua na área da saúde. “Caso a escola não tenha condições, incialmente, de fazer a compra do material, sugerimos que orientem os pais a darem a caneca a seus filhos para utilização na escola”, complementou.

No documento, Paixão também sugere a realização de campanhas de conscientização acerca dos riscos biológicos e infectantes a que estão expostas as crianças e os jovens quando utilizam a mesma caneca. “Temos que alertá-los ao que essa ação pode ocasionar. Dentre as doenças infecciosas causadas pela troca de saliva, por exemplo, temos a mononucleose, a herpes e também a gripe A. Por isso, pedimos atenção especial do Município e do Estado para essa indicação. A medida, além de apresentar um custo muito baixo, vai garantir a saúde de milhares de estudantes”, finalizou.