Vereadores apoiam regulamentação de 30 horas para servidores da saúde

Mais de 40 servidores do Plantão 24h do SUS e da Samu de Cachoeira do Sul e nove vereadores reuniram-se, na noite desta quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores, para discutir a mudança da carga horária, que passará de 30 para 36 horas semanais, por determinação do Executivo Municipal. Os funcionários defendem a regulamentação da jornada de 30 horas semanais, cumprida atualmente.

O presidente do Legislativo, Luis Paixão (PP), destacou que os vereadores se somaram ao debate para não deixar os servidores desamparados. "O Governo disse que queria construir uma proposta. Mas construção se faz com a participação dos dois lados, que vão cedendo em alguns pontos para, então, construir a unidade. Porém não foi isso que a secretária fez, ao contrário ela impôs a majoração da carga horária".

Diversos funcionários presentes na reunião manifestaram-se contra o tratamento recebido pela secretária de saúde, Marta Caminha, que teria recebido os profissionais de forma desrespeitosa, utilizando com frequência palavras agressivas. "O estado de greve é o resultado verdadeiro da falta de diálogo. A gente não quer essa greve. Somos servidores da saúde e queremos trabalhar. Como vamos deixar pessoas na fila precisando de atendimento? O nosso pensamento é sempre salvar vidas. Mas a situação chegou a um limite", disse J., agente administrativo do Pronto Atendimento (PA) 24 horas.

Falta de estrutura

Os funcionários também relataram as precárias condições em que se encontram os prédios. "Faltam computadores, internet, cadeiras, mesas, um piso adequado. Tem portas que não podemos mexer, pois está cheia de cupim e tem perigo de cair. Até mesmo trocar uma lâmpada fica difícil, pois não temos escada", relatou a enfermeira M., completando: "Antes de vir cobrar carga horária deveria estruturar as unidades. Isso, sim, trava o serviço público, pois não permite que a gente atenda mais e com melhor qualidade os usuários". A enfermeira informou, ainda, que já elaborou uma série de relatórios indicando a situação, mas que não obteve nenhuma resposta. "Só o que recebi até agora foi a cobrança da carga horária".

Carga horária dos médicos

No encontro, também foi abordada a questão da carga horária cumprida pelos médicos. Os funcionários e os vereadores defendem uma fiscalização efetiva para que esses profissionais cumpram com rigor os horários estipulados para o atendimento da população.

Marta na Câmara

Na próxima quarta-feira (27), a secretária municipal de Saúde, Marta Caminha, estará na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre as diversas polêmicas que envolvem o setor durante este início de governo.

Presenças

Também participaram do evento os vereadores Edson Richa (PP), Marcelo Figueiró (PMDB), Marcelinho da Empresa (PP), Augusto Cesar (PP), Frankini (PT), Jeremias (PSB), Cleber Cardoso (PDT), Valdocir Marques (PSB), o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev-RS), Joel Soares, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Simcasul), Eliseu do Canto, a presidente do Sindicato da Saúde de Cachoeira do Sul, Lorena Rosso de Vargas e o representante do Conselho Municipal da Saúde, José Alves dos Santos Neto.