Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Figueiró entrega documento em defesa da APAE para senadores

Figueiró entrega documento em defesa da APAE para senadores

O vereador Marcelo Figueiró (PMDB) visitou os gabinetes dos senadores gaúchos para transmitir a preocupação da direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cachoeira do Sul e de toda a comunidade cachoeirense quanto ao futuro da instituição e o destino das mais de 160 pessoas que são atendidas na cidade. A preocupação ocorre em decorrência de alteração proposta pelo Senador José Pimentel, do PT do Ceará, na Meta 4 do Plano Nacional de Educação, atualmente em discussão no Congresso Nacional.
No gabinete do senador petista, Paulo Paim, em Canoas, Marcelo Figueiró foi recebido pelo Sr. Jorge Caetano Pires - coordenador do conselho político do senador e pelo Sr. Santos Fagundes - Chefe de Gabinete do Senador Paim. Santos Fagundes, que também é o articulador político do senador nas questões relativas aos portadores de deficiência (ele próprio é deficiente visual) afirmou ao vereador cachoeirense que Paim já está trabalhando no sentido de defender a causa da APAE e que está empenhado em na não aprovação da alteração da META 4, proposta pelo senador cearense.
O vereador Marcelo Figueiró visitou também o Escritório da Senadora Ana Amélia Lemos, na capital gaúcha, onde foi recebido pelo Sr. Carlos Carvalho, coordenador do gabinete regional. Além da entrega da "MOÇÃO DE REPÚDIO", houve um amplo debate sobre a questão da modificação da META 4, que suprime o termo "preferencialmente" do texto original da mesma, o que poderia acarretar dano para APAE e como outras entidades que trabalham a questão da assistência aos portadores de deficiência. Marcelo Figueiró recebeu a garantia de que, não só a Senadora Ana Amélia Lemos é contrária a aprovação da modificação, como que ela já está manifestando esta posição nas redes sociais e na imprensa.
Para o Senador Pedro Simon, Figueiró optou em entregar o documento em mãos no Congresso Estadual do PMDB, que se realizou no sábado (31), na Assembleia Legislativa. Antes disto o Filho do senador, Tiago Simon, confirmou a posição do senador peemedebista de contrariedade à aprovação da alteração do texto original da citada Meta 4 do Plano Nacional de Educação e do empenho da bancada gaúcha no Senado, em prol da APAE.
O Documento
O documento entregue por Figueiró tratava-se de "Moção de Repúdio" da Casa Legislativa cachoeirense, oriunda de Requerimento apresentado pelo vereador na sessão do dia 19 de agosto, aprovado por unanimidade, onde fica expressada a contrariedade do cidadão cachoeirense, da intenção de se modificar a forma de tratamento para as pessoas portadoras de deficiência, através da denominada Meta 4 do Plano Nacional de Educação, em detrimento de aumentar as estruturas e o aporte oferecido a estas tão importantes associações, que são as APAE.
Conforme consta nos documentos entregues às assessorias dos senadores "as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAEs, são entidades que desenvolvem um relevante papel social em nosso município e em todo o país, não só na área da educação, como também, da saúde e assistência social às pessoas portadoras de necessidades especiais, atendendo um número expressivo de associados, as quais correm o risco de fecharem as portas se forem diminuídos seus recursos".