Sessão Solene lembra os 176 anos da Brigada Militar

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira (19), sessão solene para homenagear os 176 anos da Brigada Militar. No início da solenidade, o prefeito Neiron Viegas fez a entrega do cartão representativo da data ao Comandante da BM em Cachoeira do Sul, Major Jaime Soligo. Posteriormente, foi apresentado um vídeo institucional sobre a história da Brigada.

O propositor da inciativa, vereador Augusto Cesar (PP), destacou, em seu pronunciamento, o papel da instituição no Estado. “A atuação da Brigada Militar sempre foi orgulho dos gaúchos, independente de partidos políticos. Exerce um importante serviço à comunidade gaúcha, zelando pela nossa segurança e tomando a frente de muitas ações na área social e assistencial, contribuindo de forma direta na formação de cidadãos e indivíduos comprometidos com o bem estar da coletividade”.

Augusto também lembrou alguns pontos da história da BM. “A Brigada Militar, que completou seus 176 anos no último 18 de novembro, atuou como uma das mais importantes instituições do Estado em vários períodos da história do Rio Grande do Sul, passando pela época do Império, ditaduras, revoluções, golpes até a conquista da democracia. A sua história confunde-se com a própria historia do Estado do Rio Grande do Sul. Hoje, tem a grande missão de realizar o policiamento ostensivo. E o povo de Cachoeira gosta de ver os brigadianos caminhando nas ruas da cidade, transmitindo à população uma sensação de segurança, o que na vida moderna é um dos grandes anseios das pessoas”.

Seguindo nessa linha, o Major Jaime Soligo, complementou com dados sobre a trajetória da Polícia Militar gaúcha. “A Brigada, uma das instituições mais antigas e respeitas do Rio Grande do Sul, começou sua história com força de Estado em uma época em que se envolvia em revoluções e levantes através de seus batalhões de caçadores, como eram chamados. O tempo passou e, acompanhando as mudanças na sociedade gaúcha e brasileira, em 1934 iniciou suas atividades de policiamento rodoviário e, no ano seguinte, de prevenção e combate ao fogo, busca e salvamento. Em 1955, já executando a missão de proteger a sociedade gaúcha, é criado o primeiro regimento de policia montada. Já em maio de 1967, surge a companhia de policiamento radio-motorizada. O serviço iniciou com 11 viaturas rurais e com a criação de uma estação no quartel do comando-geral. Em 1969, a BM recebeu a missão de realizar o policiamento ostensivo. Com o avanço e conquistas das mulheres, em 1985 a instituição passou a contar com policiais militares femininos. A atuação das policiais era, inicialmente, voltada ao público escolar, idoso e crianças. Elas executavam o serviço junto a escolas, rodoviárias e faziam o policiamento em shows e eventos, em apoio às unidades operacionais. Em 1988, com a promulgação da nova Constituição, a BM recebeu a função constitucional de exercer as atividades de polícia ostensiva”.

O comandante encerrou seu pronunciamento agradecendo a homenagem e o trabalho diário dos brigadianos. “Foi uma grande satisfação estar aqui hoje pra comemorar junto com vocês os 176 anos da Brigada Militar”.