Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Cornelli: “Centro de Referência da Agroindústria Familiar começa a sair do papel”

Uma luta antiga do vereador Vinicius Cornelli (PT) começa a se tornar realidade: o Centro de Referência da Agroindústria Familiar. Durante o período que ocupou o cargo de Diretor da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), nos ano de 2008 e 2009, Cornelli trabalhou forte pela otimização do espaço da antiga CORLAC, porém alguns entraves dificultaram a obtenção da posse do prédio. O problema foi solucionado neste ano pelo prefeito Neiron, através do Governo do Estado, que repassou para o município de Cachoeira do Sul a cedência da estrutura por 25 anos, o que possibilitará às entidades cachoeirenses uma instalação adequada para industrializar sua produção.

Nesta segunda-feira (11), representantes de entidades rurais e do Executivo de Cachoeira do Sul reuniram-se para discutir e planejar a ocupação do espaço. No encontro, o parlamentar lembrou que tem um carinho muito especial pelo local, pois durante sua graduação realizou estágio na Cooperativa Mista de Cachoeira do Sul (COOMIC), que utilizava o prédio. Foi ainda na faculdade, percebendo a importância do local para esses grupos, que Cornelli elaborou um projeto visando a sua ocupação. "Com a posse da área pelo município, as entidades terão segurança e respaldo do governo para fazer investimentos, gerando, dessa forma, emprego e renda aos cachoeirenses", disse o vereador.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal da Agricultura e Pecuária, Jânio Macedo;  o secretário municipal de Governo, Eliseu Machado; o primeiro secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira e Novo Cabrais, Diego Kiffer; chefe do escritório da Emater de Cachoeira do SulDirceu Segabinazzi Nöller  e representantes da Associação Cachoeirense de Apicultores (ACAP), da Cooperativa Mista de Cachoeira do Sul (COOMIC), da Associação dos Agricultores que vendem para merenda escolar, da Associação dos Fruticultores de Cachoeira do Sul (AFRUCA) e da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais.